26/01/2010 - 13h37

Paraguaio Cabañas apresenta melhoras em seu quadro clínico

Das agências internacionais
Na Cidade do México (MEX) *

O jogador paraguaio Salvador Cabañas apresentou melhoras ‘bastante favoráveis’ em seu quadro clínico 24h após ser atingido por uma bala na cabeça em incidente em um bar no México, informaram nesta terça-feira os médicos do hospital em que o jogador está internado na capital do país.

O atacante de 29 anos ‘mostrou mudanças muito favoráveis e o principal é que ele não piorou’, revelou o médico Ernesto Martínez, que realizou a operação em Cabañas nesta segunda, mas não retirou a bala da cabeça do atleta.

O médico, porém, alertou que a situação do paraguaio segue grave. Ele permanece sedado e sua situação começou a dar indícios favoráveis. “Temos que esperar, ele continua sedado. Suas atividades se mantêm dentro da normalidade”, explicou Martínez.

O médico disse ainda que alimentos por meio de uma sonda começaram a ser fornecidos ao jogador, além de uma terapia física. Ernesto Martínez explicou que a bala está alojada na parte posterior do cérebro de Cabañas e seria pior se a retirassem.

Nas primeiras horas desta terça-feira, chegaram ao hospital a mãe do jogador paraguaio Basilia Ortega, em companhia de dirigentes da Federeção Paraguaia de futebol, além de médicos da seleção.

IMAGEM MOSTRA BALA ALOJADA NA CABEÇA DO JOGADOR PARAGUAIO

  • Apesar de ter passado por uma longa cirurgia, Cabañas segue com a bala alojada na cabeça

Cabañas levou um tiro na cabeça enquanto estava no banheiro de um bar na capital mexicana. Apesar da gravidade do fato, ele chegou consciente ao hospital. A polícia já sabe quem procurar no caso. Os vídeos de segurança do local do ocorrido foram analisados e a pessoa que efetuou o disparo foi reconhecida.

Agora, fica a expectativa da recuperação do atacante do América-MEX. De acordo com médicos mexicanos, mesmo que Cabañas sobreviva, ele provavelmente sofrerá com sérias sequelas. “Qualquer lesão como essa causa graves danos. Mas primeiro precisamos saber a extensão dela”, disse o médico Rogelio Luna ao jornal mexicano El Universal.

Conmebol expressa seu pesar

O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Nicolas Leoz, expressou nesta terça-feira seu pesar pelo atacante da seleção paraguaia Salvador Cabanas. “É uma grande tristeza. Estou bastante afetado. Toda a família do futebol sul-americano está solidarizada com Cabañas e sua família, e acompanha de perto sua evolução médica”, disse ele.

Leoz falou que recebeu também uma carta do presidente da Federação Mexicana de Futebol, Justino Compeán, com detalhes do incidente que feriu gravemente o jogador. O documento ressalta ainda que a federação e o América "apresentaram a mais firme solicitação de investigação perante as autoridades judiciais mexicanas".

* Atualizada às 15h19

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host