Ráios-X mostram a bala que entrou na cabeça do paraguaio Salvador Cabañas

26/01/2010 - 07h22

Agressores que alvejaram Cabañas são identificados pela polícia mexicana

Das agências internacionais
Na Cidade do México (MEX)*

A polícia mexicana mostrou um vídeo com a ação dos suspeitos de balear Salvador Cabañas. O atacante paraguaio levou um tiro na cabeça nesta segunda-feira e chegou a passar por cirurgia, mas encontra-se em estado estável, apesar de crítico. Os vídeos de segurança do bar em que ocorreu o incidente foram analisados pelas autoridades e a pessoa que efetuou o disparo foi reconhecida.

As imagens registradas pelo circuito interno do bar foram mostradas no fim da noite de segunda-feira. Um homem entrou no bar, enquanto outro permaneceu fora, conversando com uma mulher loira antes de também entrar no local.

Depois, as imagens mostram os dois homens saindo apressadamente do local, aparentemente sem serem abordados ou impedidos pelos seguranças e funcionários da casa. Isso gerou suspeita de favorecimento aos supostos criminosos.

O procurador da Cidade do México Miguel Angel Mancera identificou o suspeito como “Jesús NN, 35 anos, 1,77 m de altura”. Segundo ele, a pessoa estava acompanhada por escoltas e por “Francisco NN”, de 40 ou 45 anos.

“Há uma facilitação para a saída destes senhores”, afirmou Mancera, sobre a possibilidade de cumplicidade dos empregados do bar. Além disso, o mexicano afirmou que uma mulher esteve perto da mesa de Cabañas durante a noite e que, aparentemente, ela tem relação com o incidente. Ela seria dançarina do local.

Cabañas, jogador do América do México, de 29 anos, permanece em estado crítico no hospital Los Angeles, ao sul da capital mexicana. Ele foi submetido a uma cirurgia em que não se extraiu o projétil, que permanece alojado em sua cabeça.

"Seu cérebro e ele se comportaram muito bem, mas a situação segue muito grave. É uma situação crítica", disse o chefe da equipe cirúrgica Ernesto Martínez, após o procedimento. “Não podemos assegurar que sua vida está fora de risco. O projétil está lá e não vai ocasionar mais danos. Não há prognósticos, nem sequelas, nem ideia do que vai acontecer, e esperamos que seja uma situação favorável, pois se trata de um homem jovem e forte.”

Não se descarta a possibilidade de que seja realizada uma segunda cirurgia em Cabañas, caso o estado do jogador da seleção paraguaia não melhore nos próximos momentos.

As autoridades mexicanas descartaram a hipótese de roubo e trabalham com a ideia de que houve um ataque direto dos agressores a Cabañas. A arma teria sido de baixo calibre, caso contrário, o dano à vida do paraguaio poderia ter sido maior.

Na investigação, três trabalhadores do bar foram detidos durante o processo da polícia de investigar as testemunhas. Considerou-se que eles estavam obstruindo o trabalho da polícia, além de o bar operar depois do horário limite que fixa a legislação local, 2h30.

*Atualizada às 10h57

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host