Kaizer Motaung

Kaizer Motaung
Kaizer Motaung
Data de Nascimento16/10/1944
NacionalidadeSul-africana
Local de nascimentoJohanesburgo
Altura1,75m
Peso
Participações em CopaNenhuma
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Orlando Pirates (AFS): 1960 - 1968
  • Atlanta Chiefs (EUA): 1968 - 1973
  • Denver Dynamos (EUA): 1974 - 1975

Além de ter feito história nos campos, Motaung foi o responsável pela fundação do clube mais popular e vitorioso do futebol sul-africano: o Kaizer Chiefs, que leva o seu nome. Além de ser o mandatário do time até os dias atuais, ele também desenvolve funções administrativas na federação na liga nacional.

Kaizer começou a jogar profissionalmente aos 16 anos pelo Orlando Pirates, e em 1968, teve sua primeira experiência internacional. Durante uma peneira realizado no Zâmbia, o diretor do recém-fundado Atlanta Chiefs levou Motaung para jogar nos Estados Unidos.

Em seu primeiro jogo, um amistoso diante do Manchester City, ele marcou dois gols, e manteve a boa forma que o levou à artilharia da liga norte-americana na sua primeira temporada por lá.

De volta à África do Sul em 1970, Motaung decidiu criar seu próprio time, o Kaizer Chiefs. Ele idealizou um modelo de administração tão profissional quanto nos Estados Unidos, o que levou as autoridades esportivas da África do Sul a se opores à ideia na época.

A iniciativa acabou dando certo, o Kaizer Chiefs deslanchou como o principal clube do país e Motaung chegou a se unir com o rival Orlando Pirates para a criação de um novo modelo de competição na liga nacional, que trouxe mais patrocínio à competição e perdura até hoje.

Mais Jogadores da Seleção Sul-Africana

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host