Steve Mokone

Stephen Madi Mokone
Steve Mokone
Data de Nascimento23/03/1938
NacionalidadeSul-africana
Local de nascimentoDoornfontein
Altura
Peso
Participações em CopaNenhuma
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Coventry City (ING): 1955 - 1958
  • Heracles Almelo (HOL): 1958 - 1959
  • Cardiff City (GBR): 1959
  • Barcelona (ESP): 1959 - 1960
  • Olympique de Marselha (FRA): 1960
  • Valencia (ESP): 1961 - 1962
  • Sunshine George Cross (AUS): 1964

Mokone representou a seleção nacional da África do Sul pela primeira vez logo aos 16 anos, antes de se tornar o primeiro jogador negro do país a jogar como profissional na Europa. Ele foi o primeiro astro do futebol sul-africano.

Após ser contratado pelo Coventry City em 1955, Mokone começou a adquirir esse status jogando pelo clube holandês Heracles, e, mais tarde, pelo Torino da Itália. No final da década de 50, passou a ser considerado um dos melhores jogadores do futebol europeu, e foi comparado aos melhores da época.

Após encerrar sua carreira nos gramados jogando no Canadá, Mokone fez doutorado em psicologia e se tornou professor da Universidade de Rochester (EUA). Anos mais tarde, durante o ano de 1977 em Nova York, ele sofreu seu maior golpe.

Foi acusado de fraude de cartão de crédito pela polícia e foi preso. Logo após ser solto, foi detido novamente, desta vez por uma suposta agressão à sua mulher, e ficou na cadeia por nove anos. Ele sempre se disse inocente dessas acusações.

Por outro lado, na Holanda, ele virou ídolo após sua passagem por lá, e tornou-se até nome de rua em Amsterdã. No mesmo país, inspirou ainda um livro, intitulado "O Meteoro Negro", que posteriormente ganhou sua versão no cinema.

Mais Jogadores da Seleção Sul-Africana

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host