Jomo Sono

Ephraim Matsilela Sono
Jomo Sono
Data de Nascimento17/07/1955
NacionalidadeSul-africana
Local de nascimentoJohanesburgo
Altura
Peso
Participações em CopaNenhuma
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Orlando Pirates (AFS): 1971 - 1974
  • Sporting Lisboa (POR): 1974 - 1977
  • New York Cosmos (EUA): 1977 - 1978
  • Colorado Caribous (EUA): 1978
  • Atlanta Chiefs (EUA): 1979
  • Toronto Blizzard (CAN): 1980 - 1982

Conhecido como o “Príncipe Negro”, Jomo Sono nasceu no famoso bairro de Soweto, em Johanesburgo. Ele tinha oito na os quando seu pai Eric Sono, que era jogador do time local Orlando Pirates, morreu em um acidente de carro. Foi neste clube que sua carreira começou, de maneira inusitada.

Quando assistia a um jogo dos Pirates, um jogador do time faltou ao compromisso, e Sono foi chamado. Começava ali a trajetória do jogador mais completo da história do futebol sul-africano. Suas habilidades como meia de criação o levaram a atuar em grandes clubes de fora do país.

Sono se destacou no Sporting, de Portugal, e se mudou para os EUA, onde estudou e jogou profissionalmente. Em 1977, ao lado de Pelé no New York Cosmos, conquistou o que se poderia chamar de Campeonato Norte-Americano. Em 1982, Sono voltou à África do Sul, comprou a franquia de um time de futebol, o Highlands Park, e mudou o nome da equipe para Jomo Cosmos.

No campo, Sono mostrou suas habilidades no drible e no passe como meia criativo, mas nunca disputou um Mundial, como resultado da sanção imposta pela Fifa em 1964, expulsando a África do Sul devido ao regime do Apartheid. Porém, como treinador, comandou seu país na Copa de 2002.

Ele já era considerado um dos principais jogadores da história do futebol sul-africano, e assumiu o comando da seleção no lugar do português Carlos Queiroz. Mesmo com uma preparação tumultuada, Sono resgatou um pouco do prestígio do futebol sul-africano ao conduzir a equipe à sua primeira vitória em um Mundial, contra a Eslovênia. Desde dezembro de 2009, ele ocupa o cargo de diretor técnico da seleção.

Mais Jogadores da Seleção Sul-Africana

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host