Abertura da Copa do Mundo

Concerto no Orlando Stadium com astros da música internacional

  • E aqui no Brasil...

    'Cala Boca Galvão' vira hit do Twitter em abertura da Copa do Mundo. Leia mais

    publicado às 16h24 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • História da África do Sul

    Para saber mais sobre Nelson Mandela e sobre a história da África do Sul, confira o Guia elaborado pelo UOL Esporte.

    publicado às 16h23 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Homenagem a Mandela

    "Vamos ver um vídeo sobre esse homem fantástico". Foi assim que Desmond Tutu introduziu ao público uma série de imagens de Nelson Mandela, um vídeo de três minutos mostrando como um advogado com espírito revolucionário enfrentou o apartheid e, mesmo após ficar 25 anos na prisão, não perdeu suas convicções e saiu da cadeia direto para os braços do povo, sendo eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. O vídeo termina com a mensagem: "Madiba [nome de nascimento de Mandela], nós o agradecemos e lhe prestamos homenagens, pois você é simbolo do que há de mais nobre em nós, um exemplo do que podemos alcançar".

    publicado às 16h17 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Prêmio Nobel

    Desmond Tutu, sul-africano que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984 e é arcebisco da Cidade do Cabo, sobe ao palco e, apesar de seus 80 anos, chega dançando, envolto por uma faixa dos Bafana Bafana. "Conseguem sentir a emoção, tocar isso? Sejam benvindos à terra sagrada da África", exalta Tutu. "Agora, amigos, antes de eu lhes falar quem estará na final (risos), temos que fazer homenagem ao homem a quem devemos tudo isso. Ele está em Johnaesburgo, e se gritarmos alto o nome dele, ele vai nos ouvir". Neste momento, o estádio, em peso, grita o nome de Nelson Mandela, outro vencedor do Nobel e grande ídolo da história da África do Sul. "Isso tudo é incrível, estou sonhando. E que sonho maravilhoso".

    publicado às 16h13 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Astro internacional

    Mahlasela também já gravou com o famoso grupo vocal Ladysmith Black Mambazo, imortalizado pelo disco "Graceland", gravado em 1986 pelo norte-americano Paul Simon, considerado um dos percussores da world music.

    publicado às 16h12 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Politizado

    Para entender a força da música de Vusi Mahlasela, vale dizer que o cantor e compositor está para a música sul-africana como Bob Dylan está para a norte-americana. Protestou contra o apartheid e é um dos músicos preferidos de Nelson Mandela, tendo, inclusive, tocado na posse do ex-presidente da África do Sul, em 1994.

    publicado às 16h10 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Sul-africano

    Após ouvir um cantor e uma banda norte-americana, dois malinenses e uma beninense, o público sul-africano presente no Orlando Stadium volta a ouvir um astro local. Trata-se de Vusi Mahlasela, que agora toca "Ndakupenda" após outras duas canções.

    publicado às 16h08 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Discurso

    Jewel Samad/AFP

    Zuma (e) e Blatter dão as boas-vindas aos visitantes na África do Sul em discurso no show desta quinta

    publicado às 16h06 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Um gol

    Tal como no início, outro vídeo da campanha "Um gol" mostra como as pessoas podem ter outra vida a partir de uma boa educação. O curto vídeo mostra duas garotas, Mary e Susan, nascidas no mesmo dia e no mesmo país, mas uma vive em um lixão e outra tem um bom lar para morar. As imagens terminam com Mary e Susan aos 24 anos, fazendo o mesmo sinal, com um dedo erguido, pedindo um gol como símbolo de educação para todos.

    publicado às 16h05 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Astro diferente

    Como não está conectado a um único estilo musical, John Legend consegue ter fãs roqueiros e jazzistas. Sua popularidade cresceu tanto que o músico entrou para a famosa lista das 100 pessoas mais influentes de 2009 elaborada pelo revista “Time”.

    publicado às 15h56 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • John Legend

    O cantor acabou de tocar a balada "Green Light" no palco do Orlando Stadium. Ouça a música na Rádio UOL. Cantor e pianista, John Legend já participou de gravações ao lado de famosos músicos brasileiros, como o arranjador Sérgio Mendes e a cantora Ana Carolina.

    publicado às 15h55 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Black Eyed Peas

    Martin Rose / Getty Images

    Veja imagens da apresentação do grupo norte-americano no Orlando Stadium.

    publicado às 15h54 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Ritmo leve

    Após fazer um dueto com Angelique Kidjo, John Legend abaixa o ritmo da festa com seu piano e a música "Green Light".

    publicado às 15h53 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Álbum

    AP/Gero Breloer

    Confira fotos da festa que está acontecendo no Orlando Stadium, em Johanesburgo. Os sul-africanos são maioria na festa, mas há muitos estrangeiros no estádio também. As bandeiras de diversos países se misturam no gramado.

    publicado às 15h50 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Intercâmbio

    Angelique Kidjo segue no palco e agora recebe a companhia de John Legend, cantor e instrumentista norte-americano. A dupla canta "Move on up".

    publicado às 15h49 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Richard Heathcote/Getty Images

    Enquanto isso, na seleção...

    Sem mãos nas costas, treino especial ou cuidado da fisioterapia. O goleiro Julio Cesar participou normalmente da atividade técnica comandada por Dunga na tarde desta quinta-feira, na Hoerskool. Mais que isso, o camisa 1 teve boa atuação no trabalho. Foi o goleiro menos vazado. Saiba como foi o treino.

    publicado às 15h43 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Trocando de país

    Amadou & Mariam encerram sua apresentação no palco com a música "Africa". Em seguida, é a vez de a cantora beninense Angelique Kidjo iniciar a performance da canção "Malaika".

    publicado às 15h35 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • A estrela da noite

    Shakira, que se apresenta daqui a pouco no Orlando Stadium, diz que nunca jogou futebol. Confira no vídeo ao lado.

    publicado às 15h31 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • Africanos

    Um dos países africanos mais representados na festa desta noite na África do Sul será o Mali, e os primeiros malinenses a subirem ao palco são Amadou & Mariam. A dupla, formada por uma cantora e um guitarrista cegos, já se apresentou em aberturas de Copa. A primeira vez foi na Alemanha, há quatro anos. Neste momento, eles exaltam justamente sua terra natal com a música "Welcome to Mali".

    publicado às 15h28 por UOL Copa do Mundo [ link ]

  • "I Gotta Feeling"

    Conforme era esperado, o Black Eyed Peas encerra sua apresentação com sua atual música de trabalho, "I Gotta Feeling". Ouça a música na Rádio UOL

     

    publicado às 15h23 por UOL Copa do Mundo [ link ]

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Hospedagem: UOL Host