PM fará barreira de 600 homens em acessos do Maracanã para conter invasões

Rodrigo Mattos, Vinicius Castro e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O esquema de segurança do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 passou por mudanças após a invasão do estádio por pelo menos 87 torcedores antes de Espanha x Chile. Após uma reunião nesta sexta-feira, autoridades de segurança informaram que os portões e os acessos ao Maracanã ganharão mais uma linha de proteção, à frente da montada por seguranças privados do COL (Comitê Organizador Local). A nova linha terá grades monitoradas por 600 policiais militares. Na prática, eles atuarão como reforço após a falha da segurança privada que permitiu a entrada de chilenos sem ingresso.

De acordo com coronel Luis Castro, comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro, as grades começam a ser instaladas no sábado. No domingo, quando o estádio recebe Rússia x Bélgica, ela já estará pronta. "Em frente às barreiras de entradas mais vulneráveis, a gente vai ter uma linha de controle da PM. Depois, haverá a linha de controle de acesso ao estádio feita por seguranças do COL ", explicou Castro.

Já o reforço da PM será empregado no entorno do estádio no dia do próximo jogo. O Maracanã, no dia em quem foi invadido, era protegido por 2,5 mil PMs e mais mil seguranças privados. A partir de domingo, serão 3,1 mil PMs. O número de seguranças privados permanecerá o mesmo.

Nesta sexta-feira, a Prefeitura do Rio de Janeiro também anunciou a ampliação das restrições para tráfego de veículos no entorno do estádio. Segundo o presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel, a medida foi tomada para ampliar a segurança do estádio.

Outra medida definida foi a implantação do feriado integral para o município no dia 25, quando França e Equador duelam no local, às 17h."As medidas foram solicitadas pelas autoridades de segurança para facilitar a fiscalização e garantir a tranquilidade", explicou Maciel.

O fechamento parcial da área do estádio foi antecipado de seis para sete horas antes do início do jogo. Já o fechamento total, de quatro horas para seis horas antes da partida (confira orientações abaixo).

O subsecretário extraordinário para Grandes Eventos da Secretaria de Segurança do Rio, Roberto Alzir, ressaltou que as restrições são só para o tráfego de veículos. Pessoas a pé poderão transitar no entorno do estádio, mesmo sem ingressos. "Não há nenhum impedimento legal para que as pessoas transitem no entorno do Maracanã", explicou.

Segundo Alzir, durante a Copa das Confederações, pessoas chegaram a ser impedidas de transitar. Naquela época, porém, a situação era mais extrema do que a atual, segundo avaliação das autoridades de segurança. O subsecretário afirmou que, caso essa avaliação mude, o impedimento pode voltar a ser posto em prática.

Confira as orientações para o jogo Bélgica x Rússia

A operação para a partida começa às 17h de sábado. A Prefeitura informou que 20 ruas serão fechadas para estacionamento no entorno do estádio. A proibição se estende até duas horas após o término do evento. Além disso, ônibus e vans fretados serão bloqueados antes de qualquer possibilidade de acesso ao local.

A orientação é para que os torcedores utilizem metrô e trem no deslocamento. A estação Maracanã serve como acesso da torcida aos setores A, B e C. Já a estação São Cristóvão é o destino ideal para os portadores de bilhetes das entradas D, E e F.

No domingo, as seguintes ruas serão fechadas a partir das 6h para fluxo exclusivo de pedestres e detentores de ingressos do jogo: Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário.

A partir das 7h, a interdição da área será total para os torcedores com os fechamentos dos seguintes trechos: Avenida Radial Oeste (sentido centro), Avenida Maracanã (ambos os sentidos) próximo ao estádio, Viaduto Oduvaldo Cozzi, Viaduto de São Cristóvão, Avenida Professor Manoel de Abreu (ambos os sentidos), Rua Mata Machado e Rua Radialista Valdir Amaral.

Ônibus e vans de excursão serão encaminhados pelas autoridades ao Fundão, onde um bolsão de estacionamento com capacidade para até 1.500 veículos está em funcionamento. A partir daí, os torcedores podem utilizar ônibus municipais para embarcar no metrô pela estação Del Castilho. Para quem sai da Barra da Tijuca, a opção é o BRT Transcarioca, com embarque no metrô em Vicente de Carvalho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos