Fifa descobre golpes para fã ver Copa sem ingresso; controle terá reforço
Vinicius Castro e Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
Sem ingresso para assistir a um jogo da Copa do Mundo, torcedores têm apelado a atos desesperados para tentar entrar em estádios do torneio. A invasão organizada do Maracanã, na quarta-feira, é um só um exemplo do que os fãs de futebol têm feito para ver in loco uma partida do Mundial.
A Fifa, o COL (Comitê Organizador Local) e as forças de segurança do governo já identificaram algumas trapaças ou golpes aplicados por torcedores na tentativa de adentrar às arenas. E a lista de condutas irregulares cometidas por fanáticos por futebol não é pequena.
Só antes da partida entre Espanha e Chile, pelos menos cinco estratégias irregulares de torcedores sem ingresso foram verificadas. Algumas delas surpreenderam até polícia e Fifa, que prometeu nesta quinta-feira agir para ampliar o controle de acesso aos estádios da Copa.
"Cada vez a gente descobre mais práticas irregulares. Temos que insistir no reforço da segurança", afirmou o diretor de Marketing da entidade máxima do futebol, Thierry Weil, em entrevista coletiva concedida no próprio Maracanã.
Confira abaixo alguns golpes já identificados por organizadores da Copa de 2014: