Brasileiros pedem respeito à Espanha após goleada: "Poderiam ter vencido"

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Teresópolis

Oscar e Henrique não se mostraram impressionados com a goleada sofrida pela Espanha diante da Holanda na última sexta, pela primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo. Em entrevista coletiva, a dupla pediu respeito aos atuais campeões mundiais e avaliou que o resultado mais surpreendente do torneio até agora poderia ter sido diferente.

"Assisti ao jogo. Futebol é assim. A Espanha teve a chance de matar o jogo e não matou. A Holanda é uma grande seleção, fez um bom segundo tempo e podia ter feito até mais, mas a Espanha é uma grande equipe que pode se classificar também", disse o meia Oscar.

"Holanda e Espanha poderia ter sido diferente se a Espanha tivesse feito o segundo quando teve chance. Na Copa as coisas acontecem de forma rápida. Um lance muda a história do jogo. Não aconteceu isso, a Holanda manteve o mesmo ritmo e conseguiu a virada e uma goleada", disse o zagueiro Henrique.

O lance em questão foi uma chance desperdiçada por David Silva. No fim do primeiro tempo, quando a Espanha vencia por 1 a 0, ele invadiu a área holandesa e tentou marcar com um toquinho por cima do goleiro, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte, a Holanda empatou com um golaço de cabeça de Van Persie.

O segundo tempo avassalador da Holanda, que marcou mais quatro e perdeu outras tantas chances, assustaram os analistas internacionais. De repente, a Espanha passou de favorita ao título a possível fracasso, e craques como Xavi e Iniesta passaram a fazer parte de uma "geração envelhecida". Oscar discorda de tudo isso.

"Não acredito nisso. A Espanha tem um grande time ainda. Essa goleada pode servir para fortalecer. Todo mundo tem de respeitar a Espanha ainda. É que a Holanda mereceu vencer como venceu", disse o meia.

O duelo entre os finalistas da última Copa do Mundo tem tudo a ver com o Brasil. Cabeça-de-chave do Grupo A, a seleção brasileira vai cruzar um dos times da chave de Espanha e Holanda já nas oitavas, em Belo Horizonte ou Fortaleza, dependendo da posição do time de Felipão no grupo. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos