Seleção brasileira treina quase 25% a menos que o previsto para a Copa

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Teresópolis

Para prevenir lesões e deixar os atletas na melhor forma possível para a Copa do Mundo, a comissão técnica tem pegado um pouco mais leve com a seleção brasileira nessa preparação. De olho nas condições físicas de Neymar e companhia, Felipão cancelou quatro dos 18 treinos programados inicialmente para o time.

As mudanças de planos ocorreram ao longo das duas últimas semanas, desde que a seleção se apresentou para começar a preparação no dia 26 de maio, uma segunda-feira. Pela previsão da CBF, seriam 18 treinos no campo espalhados em 11 dias, sete deles em dois períodos.

Treinar em dois períodos é uma prática comum em pré-temporadas ou momentos de preparação em geral. No meio de uma competição, é comum que as comissões reduzam os trabalhos para não desgastar o grupo de atletas de forma desnecessária.

Como os jogadores da seleção vieram, em sua maioria, de uma temporada europeia desgastante, Felipão e seus auxiliares preferiram encontrar um meio-termo. A decisão foi tomada depois da avaliação física dos atletas, que não chegaram a Teresópolis nas melhores condições físicas.

"Não tem como enganar e dizer que está todo mundo 100%. Vamos chegar 100% na competição", disse Fred no último domingo. "Não estou 100%, faltam uns 30%", disse Neymar, após o 4 a 0 contra o Panamá.

Em quatro dos sete dias que teria trabalho dobrado a seleção foi liberada para descansar por meio período. Às vezes, até quando a atividade acontece há um temor por parte da comissão. Na última terça, por exemplo, a chuva e o campo pesado ajudaram a fazer Felipão decidir por apenas meia hora de coletivo, contra os 90 minutos do ensolarado dia anterior.

O técnico também tem exigido cuidado de seus jogadores durante os treinamentos. Na última segunda, por exemplo, em mais de uma oportunidade pediu calma aos seus pupilos em divididas.

"A gente está sempre tendo cuidado. Até o professor mesmo pede isso para não machucar um ao outro, até porque ele quer todo mundo bem para a Copa", admitiu Ramires. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos