COL confirma mudança de único evento teste do Itaquerão para 18 de maio

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Imprimir Comunicar erro
Ampliar

As obras do Itaquerão200 fotos

41 / 200
16.ago.2014 - Jogadores do Bahia discutem com o árbitro após marcação favorável ao Corinthians em jogo no Itaquerão Imagem: Junior Lago/UOL

O diretor executivo do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Trade, confirmou a alteração da data do único evento-teste no Itaquerão antes do Mundial. O jogo, que estava programado para sábado, dia 17 de maio, foi transferido para domingo, dia 18.

O horário do jogo também sofreu alteração, passando das 21h para as 16h. A mudança foi solicitada pelo Corinthians em conversa com a Globo na semana passada. A emissora acertou-se com a CBF e comunicou o clube nesta sexta, quando a alteração já foi oficializada pela entidade.

Segundo Trade, oficialmente, a partida estava programada para sábado ou domingo. Nesta manhã, contudo, Trade conversou por telefone com o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. No telefonema, o jogo foi confirmado para domingo. Neste dia, o Corinthians jogará contra o Figueirense.

A partida servirá para que teste do sistema de transporte de seleções, telecomunicações e segurança do Itaquerão. O diretor do COL afirmou que o jogo-teste deve receber até 50 mil pessoas. O Itaquerão, portanto, não deve sediar um jogo com sua capacidade total antes da abertura da Copa do Mundo.

No Mundial, o Itaquerão receberá seis jogos, incluindo o primeiro (Brasil x Croácia, dia 12 de junho). A construção do estádio, entretanto, ainda não está concluída. Na terça-feira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve no estádio. Disse que ele deve ficar pronto no "último minuto".

Valcke também visitou nesta semana os estádios de Curitiba, Cuiabá e Fortaleza. Curitiba, aliás, também só deve ter um evento-teste antes da Copa do Mundo. A partida será um amistoso do Atlético-PR contra um time ainda indefinido. O jogo está marcado para o dia 14 de maio.

Durante a preparação dos estádios para a Copa do Mundo, o próprio Valcke havia afirmado que o ideal era que os estádios recebessem três testes antes do torneio. Nesta sexta-feira, ele reconheceu que atrasos comprometeram essa programação, mas disse que espera que isso não cause problemas.

Trade, do COL, repetiu o discurso de Valcke. Confirmou também que, a partir do dia 20 de maio, a Fifa passa a assumir o controle dos estádios da Copa do Mundo. "Já estamos entrando na fase de operação do torneio em si", disse ele, em entrevista coletiva.

Veja também

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso
    

    Shopping UOL

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos