COL confirma mudança de único evento teste do Itaquerão para 18 de maio
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
O diretor executivo do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Trade, confirmou a alteração da data do único evento-teste no Itaquerão antes do Mundial. O jogo, que estava programado para sábado, dia 17 de maio, foi transferido para domingo, dia 18.
O horário do jogo também sofreu alteração, passando das 21h para as 16h. A mudança foi solicitada pelo Corinthians em conversa com a Globo na semana passada. A emissora acertou-se com a CBF e comunicou o clube nesta sexta, quando a alteração já foi oficializada pela entidade.
A partida servirá para que teste do sistema de transporte de seleções, telecomunicações e segurança do Itaquerão. O diretor do COL afirmou que o jogo-teste deve receber até 50 mil pessoas. O Itaquerão, portanto, não deve sediar um jogo com sua capacidade total antes da abertura da Copa do Mundo.
No Mundial, o Itaquerão receberá seis jogos, incluindo o primeiro (Brasil x Croácia, dia 12 de junho). A construção do estádio, entretanto, ainda não está concluída. Na terça-feira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve no estádio. Disse que ele deve ficar pronto no "último minuto".
Valcke também visitou nesta semana os estádios de Curitiba, Cuiabá e Fortaleza. Curitiba, aliás, também só deve ter um evento-teste antes da Copa do Mundo. A partida será um amistoso do Atlético-PR contra um time ainda indefinido. O jogo está marcado para o dia 14 de maio.
Durante a preparação dos estádios para a Copa do Mundo, o próprio Valcke havia afirmado que o ideal era que os estádios recebessem três testes antes do torneio. Nesta sexta-feira, ele reconheceu que atrasos comprometeram essa programação, mas disse que espera que isso não cause problemas.
Trade, do COL, repetiu o discurso de Valcke. Confirmou também que, a partir do dia 20 de maio, a Fifa passa a assumir o controle dos estádios da Copa do Mundo. "Já estamos entrando na fase de operação do torneio em si", disse ele, em entrevista coletiva.