Mineirão é aprovado em inspeção da Fifa, mas transporte ao estádio preocupa

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bernardo Lacerda/UOL

    Diretor de operações, Chris Unger (camisa preta), diz que entrega do Mineirão será três semanas antes da Copa

    Diretor de operações, Chris Unger (camisa preta), diz que entrega do Mineirão será três semanas antes da Copa

Durante o Tour de Inspeção de Estádios, realizado pela Fifa e Comitê Organizador Local, na manhã desta terça-feira, no Mineirão, o chefe do Departamento de Operações da Copa do Mundo, Chris Unger, elogiou o 'Gigante da Pampulha' e negou que haja atraso nas operações que estão sendo feitas visando o torneio deste ano. Ele revelou que o estádio será fechado três semanas antes da competição.

"A visita tem esse objetivo, de verificar e adaptar tudo aquilo que foi feito na Copa das Confederações para a Copa do Mundo. O trabalho que vamos fazer virá ao longo desses próximos cinco meses, portanto, não estamos com atrasos e estamos no tempo certo para poder ver o que tem de ser feito", disse Chris Unger.

Ele reconheceu que as exigências da Fifa serão maiores em relação às apresentadas para a Copa das Confederações, em que Belo Horizonte recebeu três jogos. "As expectativas são bem mais elevadas, pois é a Copa do Mundo e agora que as coisas serão de verdade. Agora não há lugar para desculpas, nem para a Fifa, nem para os organizadores", destacou.

Enquanto a situação do Mineirão não preocupa os organizadores, o mesmo não acontece com o transporte até o estádio. Durante a visita ao Mineirão, o gerente geral de Integração Operacional do COL. Tiago Paes, minimizou a necessidade de mudanças no Mineirão, mas reconheceu preocupação com o transporte durante a Copa do Mundo.

"O número de jogos nos dá uma confiança muito grande que o estádio funciona bem. Não há grandes ajustes a serem feitos para a Copa do Mundo em relação ao que foi feito na Copa das Confederações. É uma competição muito mais complexa, em termos operacionais, o transporte precisa ser um pouco ajustado, algumas variações de um evento para o outro, mas no geral, é uma visita tranquila", afirmou Tiago Paes.

O chefe do Departamento de Operações da Copa do Mundo confirmou que o estádio precisará ser entregue três semanas antes da realização da competição, que se iniciará em 12 de junho e terminará no dia 13 de julho deste ano, mas evitou traçar um número de partidas para preservar a qualidade do gramado.

"Não vou falar a respeito do número de jogos em outros estádios e nem no Mineirão especificamente. O que acontece é que a CBF e a Fifa vão travar suas discussões a respeito do número de partidas que vão acontecer antes da Copa", disse Unger.

O membro da Fifa não esconde a preocupação com a manutenção do gramado do estádio. "Claro que vamos definir isso antes da Copa, mas nossa preocupação é ter um gramado com tempo de descanso entre cada jogo. O objetivo principal é de fato ter um gramado nas melhores condições possíveis para a Copa do Mundo", observou.

A visita, que contou ainda com membros do COL, inspecionou áreas do Mineirão, como bilheteria, bares, áreas de transmissões e funcionalidades, como sinalização e tecnologia. O comitê chegou ao Mineirão por volta das 8h e iniciou as vistorias duas horas depois.

"É um trabalho técnico, que vai acompanhar diversas áreas, como técnicas, físicas, transporte, credenciamento e centro de voluntários. É um trabalho de refinamento do que foi feito na Copa das Confederações para a Copa do Mundo", explicou  o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda.

O Mineirão já vem recebendo jogos há quase um ano. Na Copa do Mundo, o estádio receberá jogos da Inglaterra, Argentina, Bélgica e Colômbia, na primeira fase, além de partidas das oitavas de final e semifinal.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos