Andrés lamenta mortes e diz que funcionário estava dormindo onde não devia

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

Ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez se pronunciou sobre o acidente nas obras do estádio Itaquerão nesta quarta-feira. Em entrevista coletiva, o ex-mandatário lamentou a morte de dois operários nas obras e afirmou que uma das vítimas estava cochilando em um lugar que não devia.

"Nós lamentamos muito, estamos muito tristes. Todo cidadão no Brasil está. Tomamos todos os cuidados, mas fatalidades existem e infelizmente participamos dessa hoje. Queria que entendessem a dor que estamos sentindo. Vitimas não voltam, mas as famílias vão ter todo o suporte. Um estava no caminhão participando da operação do guindaste. Um outro cidadão estava na hora de descanso, em um túnel e ninguém viu. Ele mesmo sabia que não deveria estar lá. Ele estava cochilando, não deu tempo de sair", afirmou.

Andrés se referiu ao cearense Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, e pai de uma filha. O operário estaria na hora de almoço e foi a um local mais reservado para descansar antes de retornar ao trabalho.

A outra vítima é Fábio Luiz Pereira, de 42 anos, natural de Curitiba. Ele era casado e pai de três filhos. 

O ex-presidente corintiano, que afirmou que todos os funcionários foram dispensados após o ocorrido, evitou falar sobre o cronograma de obras do Itaquerão e garantiu que todas as atenções estão voltadas para o suporte às famílias das vítimas.

"Neste momento não estamos pensando nisso (cronograma). As autoridades vão fazer o que deve ser feito. O que menos temos que pensar é sobre cronograma. Estamos preocupados em atender as famílias", comentou.

Apesar de se esquivar das respostas sobre as obras, Andrés confirmou que, aparentemente, a estrutura da arquibancada não foi danificada.

"A perícia será feita. Os engenheiros da obra dizem que aparentemente a estrutura não foi danificada. Inicialmente será interditada 30% da obra para que seja feita a perícia", disse. 

Odebrecht diz que construção não foi comprometida

Ao lado de Andrés durante a coletiva, Frederico Barbosa, gerente operacional da Odebrecht anunciou que o restante da obra não foi comprometida pelo acidente desta quarta-feira.

"A estrutura não sofreu nenhum comprometimento. Foi uma peça metálica da cobertura. Não teve comprometimento. Houve danos em uma parte do prédio, mas nada que atrapalhe a estabilidade", disse.

Frederico Barbosa ainda afirmou que a operação do guindaste estava dentro do planejado e sem nenhum problema. Assim, é necessário aguardar a perícia para saber o que causou o acidente.

"A operação estava correta. O guindaste içou a peça e estava em evolução. Nada fora do programado. Esperamos uma semana, as condições estavam ideais. É esperar a perícia", analisou. 

No início da noite, a empreiteira divulgou um comunicado confirmando que as obras ficarão paralisadas até a próxima segunda-feira por motivo de luto. 

Confira a nota divulgada pela Odebrecht:

A Odebrecht Infraestrutura e o Sport Club Corinthians Paulista informam que as obras da Arena Corinthians serão retomadas na segunda-feira (2/12), ficando paralisadas por motivo de luto por um período de três dias (de quinta-feira a sábado, uma vez que domingo não há atividades).

Lamentam o acidente ocorrido pouco antes das 13h de hoje  (26/11) na obra da Arena Corinthians que provocou o falecimento de dois trabalhadores – Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador.

O guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste – atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi comprometida. Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio. No momento, todos os esforços estão concentrados para oferecer assistência total às famílias das vítimas.

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos