Favoritos ao melhor do mundo, Ronaldo e Ribéry garantem Copa na última hora

Do UOL, em São Paulo

No dia em que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou que a Bola de Ouro terá três finalistas, negando as notícias de que seriam cinco, dois nomes certos na lista do prêmio da entidade carimbaram seus passaportes para virem ao Brasil em 2014. Cristiano Ronaldo e Franck Ribéry foram decisivos nas vitórias de Portugal e França, nesta terça-feira, pela repescagem das eliminatórias na Europa, que garantiram os dois países na Copa do Mundo.

O português foi o mais brilhante dos dois. Contra a Suécia, fora de casa, marcou três vezes na vitória por 3 a 2. Num jogo emocionante, onde os suecos chegaram a estar à frente do placar, Ronaldo mostrou a frieza e marra já conhecidas. Em um duelo pessoal com o também nada humilde Ibrahimovic, levou a melhor, esbanjou e provocou. Após cada um dos três gols, aproveitou que as câmeras focavam nele e deu o recado. "Eu estou aqui", gritou, avisando que estava indo para a sua terceira Copa da carreira.

"Não vivo obcecado com os títulos e não tenho de mostrar nada a ninguém, pois tenho mostrado o meu valor, tenho feito 40/50 gols por temporada e isso não está ao alcance de qualquer um. Sei o que sou", disse o atacante após o jogo.

A temporada do português é irretocável. Foram 66 gols marcados em 55 jogos disputados com Portugal e Real Madrid. Números suficientes para fazer o português chegar ao Brasil daqui a pouco mais de seis meses com mais um título de melhor jogador do mundo da Fifa no currículo. Para o prêmio que será entregue em janeiro, Ronaldo tem como seu concorrente a outra estrela da noite desta terça-feira.

Vencedor da Liga dos Campeões da Europa, Ribéry sofreu mais do que o "rival" para chegar ao Brasil. Desacreditada, mas com apoio dos torcedores que lotaram o Stade de France, os Bleus fizeram o quase impossível e venceram a Ucrânia por 3 a 0, após derrota de 2 a 0 no jogo de ida.

Maior astro do time, o atacante do Bayern de Munique foi decisivo. Saiu dos pés dele a bola que acabou tocando em Gusev, da Ucrânia, antes de entrar gol, aos 27 minutos do segundo tempo. O 3 a 0 afastou o risco de trauma para os franceses.

"Sofremos muito. Havia tanta tristeza. É ótimo que tenha terminado assim. É lindo. Nós acordamos. Teria sido difícil não ver a França no Brasil. Nós ganhamos, nós mostramos um bom caráter", definiu Ribéry.

 

GRÉCIA GARANTE VAGA APESAR DE "GOLAÇO CONTRA"

  • O jogo entre Romênia e Grécia, nesta terça-feira, em Bucareste, pela repescagem europeia para a Copa do Mundo, ficou longe de ser emocionante. Entretanto, lances curiosos marcaram o duelo: um golaço contra e uma comemoração com a bandeirinha de escanteio. Os gregos, que haviam vencido o primeiro jogo em casa por 3 a 1, mostraram-se superiores tecnicamente e conseguiram um empate por 1 a 1, assegurando a segunda classificação seguida do país para uma Copa do Mundo. No início do segundo tempo, o lateral Torosidis deixou perplexos a todos os presentes. Ele foi autor de um lance inexplicável. Ao tentar afastar o perigo de perto da zaga da Grécia, ele acabou se empolgando e chutou a bola com muita força e para o lado errado. O resultado foi o pior possível: um golaço contra. Para sorte dele, a classificação veio mesmo assim e ele não virou o vilão do país.

CROÁCIA ESFRIA SONHO DA ISLÂNDIA DE JOGAR UMA COPA

  • A Croácia acabou com o sonho da Islândia de disputar a sua primeira Copa do Mundo na história. Com gols de Mandzukic e Srna, os croatas venceram em casa por 2 a 0, nesta terça-feira, e asseguraram a classificação. É a quarta vez que a Croácia disputará o torneio. A Islândia perdeu a chance de concretizar o recorde de país menos populoso a se classificar para o evento mundial. Com pouco mais de 300 mil habitantes, bateria o recorde que é atualmente de Trinidad & Tobago, que tem uma população próxima a 1,4 milhões.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos