Porto Alegre desiste BRTs na Copa e 'maior legado' fica para fim de 2014
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Divulgação
Projeto mostra como deve ficar BRT de Porto Alegre; operação só em outubro de 2014
O maior legado que a Copa do Mundo deixaria para a população de Porto Alegre deve ser excluído da lista de projetos do Mundial de 2014. A prefeitura da capital gaúcha desistiu de entregar antes do início do torneio os três BRTs (Bus Rapid Transit) prometidos para o evento. Após atrasos nas obras, os novos ônibus de alta capacidade só devem começar a circular por corredores exclusivos em construção na cidade em outubro do ano que vem, três meses após a Copa.
Esse, pelo menos, é o novo prazo com o qual trabalha a administração municipal. Vale ressaltar que, quando a construção dos três BRTs foi anunciada, em janeiro de 2010, a prefeitura havia firmado um compromisso de entregar todos eles até junho deste ano. Hoje, a obra do corredor mais adiantado (BRT Bento Gonçalves) está 85% concluída.
Os BRTs seriam as "estrelas" de uma proposta de transformação do sistema de transporte de Porto Alegre para a Copa do Mundo. Visando ao Mundial, a capital gaúcha elaborou um plano audacioso de melhorias de mobilidade urbana e o incluiu na chamada Matriz de Responsabilidades da Copa, lista de todas as obras que estão sendo tocadas para o torneio.
Porto Alegre, aliás, foi a cidade-sede da Copa que mais inclui projetos de mobilidade nessa matriz. Ao todo, foram dez.
Todas as obras estão orçadas em R$ 887,9 milhões atualmente. Só os três BRTs devem custar R$ 195 milhões. No entanto, nem tudo o que é necessário para que o novo sistema de ônibus esteja funcionando já foi providenciado pela prefeitura. É justamente por isso que as linhas não estarão em operação durante o Mundial.
A administração municipal dividiu a construção dos BRTs. Os corredores com pavimento diferenciado para o tráfego dos ônibus foram contratados primeiro. A construção dos novos pontos de parada e a escolha das companhias que vão operar o novo serviço foram deixadas para depois. Acontece que as obras dos corredores atrasaram, e isso mudou todo o planejamento do sistema.
Hoje, a prefeitura de Porto Alegre ainda trabalha nos projetos dos pontos de parada e dos terminais que atenderão aos BRTs. Quando os projetos estiverem prontos, as obras serão licitadas.
Obras da Copa
Futuramente, a prefeitura ainda abrirá uma concorrência para escolher quatro empresas que operarão as linhas de BRT. "A operação mesmo ficará para outubro de 2014", afirmou o diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre), Vanderlei Cappellari, em entrevista ao UOL Esporte.
Cappellari culpou problemas para desapropriações e corte de árvores pelo atraso no cronograma de obras dos BRTs. Disse também que os projetos acabaram levando mais tempo que a prefeitura espera para serem aprovados pela Caixa Econômica Federal e conseguirem um financiamento com baixos juros.
O presidente da EPTC ressaltou, entretanto, que os BRTs não farão falta para a Copa. Segundo ele, a própria Fifa aprovou o plano de mobilidade de Porto Alegre para o Mundial já sabendo que o sistema não estará operando. Cappellari afirmou que obras consideradas essenciais pela entidade serão concluídas a tempo.
Já sobre o legado que o torneio deixaria, Cappellari reconhece que o resultado não será o esperado. Contudo, disse que as obras dos BRTs seguirão em ritmo acelerado para que o sistema esteja operando o quanto antes, com qualidade. "Preferimos entregar um sistema funcionando a fazer algo com pressa", explicou. "Não vamos atropelar uma etapa por causa da Copa."
Seis dos 14 hotéis financiados para Copa não funcionarão no Mundial
Interceptações da PF apontam que cartel de SP atuou no VLT de Cuiabá
Erro em tabela da União deixou obras R$ 700 mil mais caras em Curitiba
Obra da Copa em Brasília desmata árvores protegidas do Cerrado 




