Veteranos tiram peso das costas de Neymar e ajudam atacante a brilhar

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Paulo Whitaker/Reuters

    David Luiz e Neymar deixam o campo abraçados; zagueiro é um dos que servem de escudo ao atacante

    David Luiz e Neymar deixam o campo abraçados; zagueiro é um dos que servem de escudo ao atacante

Neymar começou a Copa das Confederações encantando parte do seu bom desempenho se deve à responsabilidade que ele não tem dentro da seleção. Acostumado a tomar ser cobrado como um líder de elenco, o camisa 10 do Brasil tem sido poupado dessas questões por companheiros mais veteranos, que veem nisso um dos trunfos para o atacante.

"O Ney sabe da responsabilidade dele, da importância, e sabe onde ele tem de marcar diferença e onde ser um líder. Fora de campo ele não tem de pegar essas responsabilidades, até porque tem outros jogadores na frente dele em relação a isso. Cada jogador sabe seu poder em relação ao grupo", disse Daniel Alves, na última sexta.

"Eu, como capitão, passo para ele que ele tenha tranquilidade. Digo sempre para ele: 'Você vai para frente e eu vou correr por você, eu tenho prazer de correr por você. Eu sei que você vai fazer diferença'. Ele se sente muito tranquilo jogando com esse grupo. Quando você tem a habilidade do Neymar e joga relaxado, só tem isso para acontecer, ganhando os jogos", disse Thiago Silva, após a vitória sobre a Itália. 

"Aqui um protege o outro. No caso do Neymar, nós, os mais experientes, temos a obrigação dar essa proteção. Eu, Thiago Silva, Daniel Alves e o Júlio César vamos fazer o que pudermos para ajudar o Neymar", disse David Luiz, há uma semana.

O grupo dos veteranos impede que o camisa 10 fique exposto. Na atual seleção, Neymar pode se esquivar de críticas a seu rendimento, não tem de dar explicações sobre seu futuro profissional e vê, de longe, os colegas tomarem a frente em questões importantes do dia a dia da seleção.

O cenário é bem diferente daquele que Neymar vive tradicionalmente. No Santos, o atacante era o primeiro herdeiro da faixa de capitão de Edu Dracena, enquanto na seleção ele está longe de uma lista que tem Thiago Silva, David Luiz e Fred como escolhidos de Felipão.

Na Vila Belmiro, igualmente, era ele quem mais dava satisfações quando o time ia mal. Não por acaso, em 2012 ele chegou a reclamar dos companheiros ao dizer que não podia decidir sozinho. Até mesmo na seleção seu status é diferente em relação a competições anteriores.

Em 2011, na Copa América, Neymar já era uma da estrela da companhia, mas não tinha esse apoio maciço do elenco. Ficou marcada naquela competição a bronca pública de Lúcio, representante dos veteranos do time, que em meio a uma crise interna pediu que os jogadores se preocupassem mais "com o símbolo na frente do que com o número atrás".

Neymar
Neymar

Um ano depois, nas Olimpíadas, seu status de astro era ainda maior dentro de uma seleção sub-23. Durante todo o torneio, Neymar foi cobrado pelo desempenho mediano, sofreu duras críticas da torcida londrina por ser "cai-cai" e acabou não decidindo na disputa pela medalha de ouro.

Quando Neymar foi vaiado em abril, no empate com o Chile, Thiago Silva tomou as dores do colega. "É muito triste que um dos maiores jogadores do futebol brasileiro nos últimos tempos seja vaiado e chamado de pipoqueiro por nossa própria torcida. Isso me deixa muito chateado, pois sei bem o como é difícil para um jogador chegar até a seleção", disse o zagueiro à época.

A nova estratégia de blindagem tem feito bem a Neymar. Em três jogos, o atacante fez três gols e foi decisivo nas três vitórias do Brasil até agora na Copa das Confederações. Contra a Itália, ele foi, pela primeira vez na carreira, decisivo contra um membro da elite do futebol, feito notável para quem até outro dia era questionado pela própria torcida. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos