Adriano relembra conselhos a Balotelli: "está no caminho certo"
José Ricardo Leite
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
José Ricardo Leite/UOL
Adriano faz visita ao hotel da seleção italiana e conversa com De Rossi e Giovinco
Adriano deixou o isolamento e aproveitou a presença da seleção da Itália no Rio de Janeiro para fazer uma visita a alguns ex-companheiros. Enquanto jogou na Itália, por Fiorentina, Parma e Inter de Milão, conviveu com atletas da seleção europeia, como o meio-campista De Rossi, da Roma, e o atacante Giovinco, da Juventus. O principal alvo da visita, porém, foi o polêmico atacante Balotelli, do Milan.
Os dois jogaram na Inter de Milão entre 2007 e 2009. E dividem muito mais do que uma passagem pelo clube milanês. Ambos são conhecidos por suas confusões fora de campo. E saíram da Inter com o clube cansado das polêmicas que protagonizaram. A semelhança fez o brasileiro traçar paralelos com sua carreira e defender o italiano.
"Ele está começando agora. Todo mundo tem de entender que ele é um menino. Tem que crescer e aprender, mas está no caminho certo", afirmou o Imperador ao UOL Esporte. "Já dei muitos [conselhos] para ele na Itália e na Inter", continuou.
Balotelli se tornou conhecido tanto pelos gols e boas atuações, quanto pelas confusões extracampo. Atitudes extravagantes. Declarações polêmicas. Marra. Brigas. Baladas. Casos extraconjugais. Pense em algum tipo de confusão que um atleta pode se envolver. É quase certo que o italiano já viveu um episódio assim em sua carreira.
Adriano também é conhecido pelos problemas. No Brasil, por exemplo, era sempre visto nas baladas, visitava favelas e admitia ter relacionamento amistoso com figuras ligadas ao crime organizado. Apesar do talento em campo, as faltas a treinos (ou sessões de fisioterapia) o acompanham desde a saída da Itália. "Eu também errei muito na minha vida quando era jovem. Ele vai aprender, é muito bom jogador e vai aprender quando estiver mais velho. Conheço ele bem e torço muito por ele. Sei que pode levar a Itália adiante", falou Adriano.
A comparação entre a dupla não é exclusividade de Adriano. Ronaldo, hoje comentarista da Globo, deu uma entrevista ao jornal La Gazzetta dello Sport em que admitia o temor de que Balotelli pudesse ter um futuro parecido com o de Adriano. "Nós todos fazemos bobagens, mas devemos saber quando é o momento de parar. Quando olho para ele, penso no Adriano. Não tem exatamente muito a ver com Balotelli, porque são casos bem diferentes. Mas Adriano tinha condições físicas e técnicas impressionantes. Em campo, fazia tudo o que queria. Mas chegou em um certo ponto em que ele não conseguia mais. O conselho que posso dar a Balotelli é este: não jogue fora seu talento", falou o Fenômeno.
Adriano esteve na concentração da Itália no último sábado. Apareceu no local sozinho. Depois de ficar por cerca de 1h30 dentro do hotel, conversou do lado de fora por mais alguns minutos com os meias De Rossi e Giovinco. Na saída, confirmou que negocia com o Internacional e que, em um mês, pode voltar aos campos. Disse que visitava a seleção por considerar a Itália sua segunda pátria. Foram quase dez anos atuando por clubes do país. Neste domingo, a Itália estreia na Copa das Confederações contra o México, no Maracanã, às 16h.