Casillas admite nervosismo com volta ao futebol depois de quatro meses
Bruno Freitas
Do UOL, no Recife
-
EFE/Felipe Trueba
Xavi e Casillas (direita) dão entrevista coletiva na véspera da estreia espanhola em Recife
Capitão da seleção espanhola em seu ciclo mais vencedor na história, Iker Casillas enfrentará uma estreia de torneio diferente neste domingo, contra o Uruguai em Recife. Sem iniciar uma partida há quatro meses, o goleiro do Real Madrid admite o nervosismo para voltar a defender a meta da Fúria em nível de competição.
Casillas está fora de partidas em nível de competição desde janeiro, quando sofreu uma fratura no polegar da mão direita. Na última terça-feira o goleiro entrou no decorrer do amistoso contra a Irlanda em Nova York e realizou duas belas defesas.
"Estava muito nervoso antes da partida contra a Irlanda, por todos os meses fora e pelas pessoas que gostam de mim", declarou Casillas em entrevista coletiva neste sábado, na Arena Pernambuco.
"Chego a esse torneio de uma maneira muito diferente dos últimos anos. Quando se leva muito tempo sem jogar não é igual o ritmo de competição em relação a outros companheiros", acrescentou o ídolo.
Neste sábado, o técnico Vicente del Bosque manteve o mistério em relação ao aproveitamento de Casillas. Na última terça, Victor Valdés começou a partida diante dos irlandeses. O treinador ainda conta com Pepe Reina e diz ter três goleiros do mesmo nível.
Mesmo assim, o grupo atual campeão do mundo exalta a importância emblemática da figura de Casillas, em característica que deve pesar a seu favor na escolha.
"A importância de Casillas é máxima, é o capitão, mas quem decide é o mister (Del Bosque). Mas ele (Casillas) está muito motivado", comentou Xavi na véspera da estreia no Brasil.
A Espanha começa a luta por seu primeiro título de Copa das Confederações neste domingo, às 19h, diante do Uruguai na Arena Pernambuco. O jogo é válido pelo grupo B, que também conta com Nigéria e Taiti.