Torcida vaia e constrange Dilma na abertura da Copa das Confederações
Gustavo Franceschini, Luiz Paulo Montes, Paulo Passos e Ricardo Perrone
Do UOL, em Brasília
-
AFP PHOTO / EVARISTO SA
Dilma (no centro) discursa na abertura da Copa das Confederações ao lado de Joseph Blatter
A presidente Dilma Rousseff foi muito vaiada momentos antes do início da abertura da Copa das Confederações. Anunciada pelo alto-falante do estádio, ela fez caras de poucos amigos e limitou-se a dizer uma única frase no microfone, enquanto Joseph Blatter, presidente da Fifa, deu uma bronca na torcida pelo comportamento.
"Por favor, onde está o fair play de vocês", disse o cartola, que também foi vaiado pelo público. Dilma, por sua vez, foi sucinta e ignorou os protestos. "Declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações 2013", disse ela, atropelando as vaias.
O momento embaraçoso repete uma outra história polêmica do país em grandes competições. Em 2007, na cerimônia que abriu o Pan do Rio de Janeiro, Lula estava no Maracanã e foi vaiado em todas as vezes que apareceu no estádio ou foi citado. Até por isso, ele quebrou o protocolo e não fez o pronunciamento tradicional de abertura.
Confira lance a lance do jogo entre Brasil x Japão, em Brasília.
"Na minha vida política, a vaia e o aplauso são dois momentos de reação do ser humano. A única coisa que eu, particularmente, fico triste é que eu fui preparado para uma festa. É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença lá", afirmou Lula após o episódio, no programa "Café com o Presidente".
A vaia só aumenta o clima tenso que cerca a abertura da Copa das Confederações. Durante todo o sábado, centenas de manifestantes protestaram nas cercanias do estádio contra os gastos com a competição.
Dilma e Blatter estão no camarote do Mané Garrincha. Perto deles está o desafeto de Dilma, José Maria Marin, presidente da CBF, mantido afastado pela presidente por conta de seu passado ligado à ditadura.
Neste sábado, no entanto, ela não pôde fugir de Marin. Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da CBF e que já trabalhou com Lula, conseguiu tirar uma foto em que Dilma aparece junto com o cartola, feito significativo para quem precisa comprovar força política de olho na eleição da CBF no ano que vem.
"quem tem boca vaia dilma" kkkkkkkkkkkkkkk né possível #ChupaDilma
— Carlos E (@cadup_) June 15, 2013
O cara lá perguntou se não temos respeito. Agr eu pergunto, as filas de hospitais recebem respeito? Acho que não né #ChupaDilma
— William' (@UmDeveloper) June 15, 2013
"É falta de educação vaiar." Mas não falta só educação nesse país. Falta saúde, segurança, trabalho. Isso é o Brasil! #ChupaDilma
— lorscheider silveira (@lorscheiders) June 15, 2013
Brasil tá ganhando de 2x0, mas o Japão ganha na educação, saúde, transporte público, segurança de 1000x-5. #ChupaDilma Essa #Manga !
— Farinha! (@evertonalvez) June 15, 2013
Custo do estádio: R$ 1,5 bilhões ; preço do ingresso: R$ 420,00; ver a Dilma vaiada por 70 mil torcedores: NÃO TEM PREÇO #ChupaDilma
— Girl Perfect :3 (@Girl__Perfect) June 15, 2013
Eu vi a primeira presidente mulher do Brasil sendo vaiada pelo seu próprio povo!!! O Brasil está acordando #chupadilma
— Viic ? " " (@SobrenomeSuede) June 15, 2013
Dilma e Blatter vaiados e assoprando o microfone achando que é uma Vuvuzela,não tem preço. #ChupaDilma #Confederações #Copa
— Alex Lima (@AlexKanti) June 15, 2013