Tradução para inglês em placa de Brasília manda turista para lugar errado

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

  • Uriel Papa/Acervo pessoal

    Placa instalada para auxiliar turistas durante Copa das Confederações indica lugar errado em inglês

    Placa instalada para auxiliar turistas durante Copa das Confederações indica lugar errado em inglês

Placas instaladas em Brasília para ajudar o turista a orientar-se nos deslocamentos de carro durante a Copa das Confederações foram colocadas em alguns locais da cidade com a tradução das direções do português para o inglês errada. Em um local próximo à Praça dos Três Poderes, uma placa indicando o "Setor Hoteleiro Norte" trazia em inglês também a informação de que o caminho era para o "Setor Hoteleiro Sul" (Southern Hotel Sector, em inglês). Para completar a confusão, a sinalização estava instalada em um acesso viário para o "Setor Hoteleiro Turístico Norte", em um local completamente diferente dos dois citados na placa, tanto em inglês como em português.

O flagra de uma delas foi feito pelo funcionário público Uriel Papa, de 33 anos. "Fiz a foto quando estavam acabando de instalar a placa", disse ele ao UOL Esporte. Ele conta que postou a imagem no Facebook no domingo, e rapidamente ela se espalhou. O designer  Luis Belúsio, de 32 anos, foi um dos que ajudaram a compartilhar a imagem (e não o autor da imagem, como o UOL Esporte chegou a informar). "Imagine um turista perdido procurando um hotel do setor hoteleiro sul no setor norte", afirma o designer. Até o final da tarde de segunda-feira a imagem já havia sido compartilhada mais de duas mil vezes.

De acordo com o governo do Distrito Federal, a placa que apresenta o problema será corrigida, com a ajuda de um adesivo, em até 48 horas. Através de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Extraordinária para a Copa de 2014 do DF diz que a placa com a tradução errada foi a única encontrada.  Ela "integra um conjunto de 30 placas e 47 semi-pórticos, instaladas pelo órgão para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Já na área central de Brasília, são 500 placas semelhantes, distribuídas em pontos diretamente relacionados aos megaeventos", diz o governo.

No local, a tradução equivocada para o inglês foi coberta com um adesivo. Apesar do governo afirmar que era a única placa com problema, a reportagem esteve na Via L4, onde foi feito o flagra, e fotografou outras duas placas com a tradução para o inglês coberta por adesivos brancos, a espera de correção. Porém, o governo do DF afirmou, em contato com a reportagem, que os adesivos cobrem informações que ainda não podem ser mostradas para não gerar confusão, como a direção da "Fan Fest" da Fifa durante a Copa de 2014.

Na inauguração da Fonte Nova, em Salvador em março, jornalistas ingleses encontraram erros nas placas bilíngues de informação na arena e criticaram o deslize. Segundo o governo, o custo total de instalação das placas em Brasília foi de R$ 930 mil.

Informações em inglês estão cobertas em placas de Brasília

  • Aiuri Rebello/UOL


    Placa com informações cobertas em Brasília: governo do DF vai consertar erros em até 48 horas

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos