Tabela do Brasileiro impede que Dunga reveja a seleção brasileira

Gustavo Franceschini e Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

A seleção brasileira foi visitar o Internacional nesta sexta-feira, mas o "dono" da casa não estava lá. Por força da tabela do Campeonato Brasileiro, Dunga e todo o elenco colorado estão treinando em São Paulo, adiando um possível encontro do treinador com a equipe verde-amarela, que ele comandou até a fatídica Copa do Mundo de 2010.

Na última quarta-feira, o Internacional enfrentou e empatou por 1 a 1 com a Portuguesa na capital paulista. Neste sábado, o clube vai até Sete Lagoas, em Minas Gerais, jogar contra o Cruzeiro. Por isso, o clube decidiu permanecer em São Paulo treinando no CT do Palmeiras, evitando o desgaste de duas viagens mais longas, grande problema para o clube que está sendo obrigado a mandar seus jogos no interior do Estado por conta das obras no Beira-Rio.

Dessa forma, Dunga escapou de rever a seleção, que marcou a sua carreira de 2006 a 2010. Depois de ganhar tudo que podia até a Copa do Mundo, a seleção do capitão do tetra caiu de forma traumática contra a Holanda, com seu técnico às turras com parte da CBF e a imprensa.

Desde então, Dunga não teve um novo contato com a seleção brasileira. O mais perto que chegou disso foi quando, há algumas semanas, recebeu Luiz Felipe Scolari e o seu auxiliar Flávio Murtosa, que visitaram o CT do Inter. Na pauta da conversa estavam justamente as condições do local, que nesta sexta veio a abrigar a seleção em sua passagem por Porto Alegre, em treino marcado pela ausência de Thiago Silva, o improviso de Júlio César e a histeria das "neymarzetes", que ficaram do lado de fora.

Felipão deve ter percebido que os dois times, Inter e seleção brasileira, poderiam ter convivido em relativa paz. Apesar de ter comandado treinos pela manhã nas últimas sextas-feiras, trabalhos de dois períodos são um costume de Dunga. Além disso, o treinador costuma levar seu elenco para o campo 2 do Parque Gigante, enquanto Felipão e companhia estão no primeiro gramado do CT.

A saída traumática de Dunga da seleção, segundo todos os envolvidos, não seria um problema para um reencontro. "Essa programação [permanência em São Paulo] foi feita tão logo saiu a tabela do Campeonato Brasileiro. Não tem problema nenhum. Tanto é que Felipão e Murtosa estiveram no CT e conversaram longamente com Dunga e Paulo Paixão [preparador físico da seleção e do Inter", disse Newton Drummond, diretor-executivo  do Inter.

Dunga
Dunga

"Pelo contrário. Tem a maturidade. Estamos falando da seleção brasileira, que é de todos", disse Kalil Sehbe, coordenador-geral do Comitê Gestor de Copa 2014 no Rio Grande do Sul e chefe da delegação brasileira que está em Porto Alegre. A CBF, consultada, também disse que não haveria nenhum problema no reencontro. 

Para receber os jornalistas que acompanham a rotina da seleção, o Inter não precisou fazer grandes mudanças no seu CT. Segundo Sehbe, o único investimento foi a construção de uma marquise metálica para abrigar os jornalistas que acompanharam o trabalho de Felipão, mas quem pagou os custos foi o Inter, segundo o político. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos