Fifa demonstra preocupação com atraso na entrega do Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão

A Fifa demonstrou preocupação com a possibilidade de o Itaquerão só ficar pronto para a Copa do Mundo do Mundo-2014 dois meses após o prazo estabelecido pela entidade. O atraso nas obras da arena foi citado pelo engenheiro-chefe da obra, Frederico Barbosa, em entrevista ao UOL Esporte.

"Com certeza a Fifa está preocupada, pois é vital a manutenção do prazo de dezembro de 2013 [para a conclusão dos estádios para a Copa-14]. As cidades-sede, o governo federal e os proprietários dos estádios se comprometeram com esta data. Isto é crucial não só para a Fifa, mas para o país inteiro", informou a entidade em nota oficial.

Segundo Barbosa, a Odebrecht conseguirá entregar o Itaquerão dentro do prazo estabelecido, mas sem a estrutura necessária para abrigar a partida de abertura da Copa. Em 31 de dezembro, data-limite estabelecida pela Fifa para a conclusão das obras, o estádio estará com 48 mil lugares disponíveis. Faltaria montar a estrutura das arquibancadas provisórias, o que aumentaria a capacidade para 68 mil pessoas.

Pelo padrão estabelecido pela Fifa, o primeiro jogo da Copa deve ser realizado em um estádio com capacidade mínima para 65 mil pessoas. O engenheiro-chefe das obras no Itaquerão disse que a instalação das arquibancadas provisórias só pode ser feita após a conclusão da obra principal. A arena ficaria 100% pronta apenas dois meses depois.

A Fifa reiterou que os seis estádios da Copa-14 que não serão utilizados na Copa das Confederações (em São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Natal e Curitiba) devem ficar prontos, impreterivelmente, até 31 de dezembro.

"As equipes técnicas da Fifa e o Comitê Organizador Local reforçaram o rígido monitoramento dos seis estádios do Mundial que não receberão partidas da Copa das Confederações, não se limitando apenas à cidade de São Paulo", concluiu a Fifa em seu comunicado.

A instalação das arquibancadas provisórias no Itaquerão se tornou uma dor de cabeça para o governo paulista, que ainda não anunciou qual empresa realizará este trabalho. Também não foram definidos os custos desta obra, nem o prazo oficial para que o trabalho seja concluído.

De acordo com Barbosa, seis empresas que estariam interessadas em montar as arquibancadas provisórias já visitaram o local . "Não sei qual empresa será a responsável pela obra. Está para ser definido. Nos próximos meses, vai chegar esta empresa, vai sentar aqui conosco, para saber onde vai depositar essas peças e como vai executar o trabalho", disse o engenheiro.

Itaquerão passa por teste de tremedeira para segurança da torcida

VALCKE ALFINETA ATRASO EM BRASÍLIA

  • Em sua coluna mensal no site da Fifa, o secretário geral da entidade, Jérôme Valcke, discursou sobre a as inaugurações dos estádios brasileiros para a Copa das Confederações, lamentando apenas o único ainda incompleto, o de Brasília, o qual chamou de 'Nacional Mané Garrincha', nome vetado pela própria Fifa para suas competições oficiais. LEIA MAIS

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos