Caixa informa ao MPF que estuda se ajudará Corinthians no Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

  • Paulo Passos/ UOL Esporte

    Com pouco mais de 70% de suas obras concluídas, Itaquerão segue sua construção em São Paulo

    Com pouco mais de 70% de suas obras concluídas, Itaquerão segue sua construção em São Paulo

A Caixa Econômica Federal informou ao Ministério Público Federal no último dia 16 de abril que a eventual operação de crédito para viabilizar o empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção do estádio do Corinthians em Itaquera ainda está em fase de avaliação preliminar. 

?Os estudos relativos à eventual operação afeta à construção da Arena de São Paulo encontram-se em fase de avaliação interna inicial, ainda não conclusiva, sob os aspectos técnicos (jurídico, engenharia, etc), bem como em relação aos seus aspectos econômico-financeiros, não havendo, neste momento, definição quanto à proposta de empréstimo que permita um maior detalhamento da operação pretendida,  sendo certo que não há previsão de celebração de contrato nem liberação de valores?, disse um trecho do documento.

A Caixa também informou que já designou um servidor que ficará responsável por quaisquer informações e esclarecimentos ao MPF relativos acerca da operação de crédito de financiamento da construção do estádio do Corinthians.

O MPF requisitou na última sexta ao presidente da Caixa, Jorge Fontes Hereda, o envio de informações e documentação completas relativas à citada ?consulta preliminar?, bem como a proposta de ?operação de crédito indireta não automática? que a empresa apresentou ao BNDES ou que será mostrada para viabilizar o apoio financeiro à construção do Itaquerão.

A Caixa substituiria o Banco do Brasil, que ainda não aceitou as garantias do Corinthians e da Odebrecht, construtora da arena, e ainda não acertou o repasse dos R$ 400 milhões de empréstimos do BNDES. A informação de que o clube e o banco público estão negociando foi divulgada na última sexta pelo jornal Folha de S. Paulo.

Além de requisitar os documentos sobre a consulta preliminar feita à Caixa, o Ministério Público pediu que o banco esclarecesse qual a diferença entre a proposta que instituição pretende celebrar com a Arena Itaquera S/A e a do Banco do Brasil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos