De olho no cofre

Empresa de Eike discute novo Maracanã em reunião com governo antes de licitação

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Ismar Ingber/Divulgação

    Presidente da IMX, Alan Adler (centro), junto com Eike Batista e presidente da IMG: interessados no Maracanã

    Presidente da IMX, Alan Adler (centro), junto com Eike Batista e presidente da IMG: interessados no Maracanã

O governo do Rio de Janeiro ainda não lançou o edital de licitação do Maracanã, mas um represente seu já participou de uma reunião com a IMX, companhia do bilionário Eike Batista, e dirigentes esportivos para discutir o que será feito do complexo esportivo do estádio após sua privatização. O vencedor da licitação administrará o Maracanã por 35 anos.

PRESIDENTE DA IMX DEIXA MARACANÃ

  • Vídeo obtido com exclusividade pelo UOL mostra o presidente da IMX, Alan Adler, deixando o complexo esportivo do Maracanã após uma reunião com representante do governo e o presidente da CBDA (Confederação Brasileiro de Desportos Aquáticos), Coaracy Nunes. Nunes disse que Adler e ele falaram sobre a privatização do Maracanã.

A IMX já declarou que quer assumir o Maracanã. A companhia é parceira da multinacional IMG Worldwide. Formalmente, o consórcio formado pela IMX e a IMG disputará o controle do espaço com qualquer outra empresa que atender requisitos do edital da privatização.

Contudo, enquanto o governo prepara esse edital, a IMX participou de uma reunião com gente do próprio governo justamente para falar sobre seus projetos para o Maracanã. Essa reunião foi realizada na tarde de sexta-feira, dia 26, no Parque Aquático Julio Delamare. O parque fica ao lado do estádio e também será privatizado.

O encontro contou com a presença do presidente da IMX, Alan Adler, o presidente da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Coaracy Nunes, e o presidente da Farj (Federação Aquática do Rio de Janeiro), Marcos Firmino. Coaracy Nunes e funcionários do parque confirmaram ao UOL Esporte a presença de um representante do Estado, mas o nome dele não foi revelado. O governo estadual nega a participação no encontro (leia nota abaixo).

Vídeo cedido ao UOL Esporte pelo Comitê Popular da Copa do Rio mostra Alan Adler deixando o Julio Delamare após esse encontro. No vídeo, ao ser questionado sobre a reunião, o executivo evita dizer que trabalha no grupo EBX, de Eike Batista. Afirma que se reuniu com Coaracy na condição de ex-atleta.

Adler foi campeão mundial de iatismo em 1989 e 2006, e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo, República Dominicana. Como esportista, o agora executivo foi vinculado à CBVM (Confederação Brasileira de Vela e Motor). Coaracy preside a confederação responsável pela natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e outros.

Em entrevista ao UOL Esporte, Coaracy disse, a princípio, que não tinha informações sobre a privatização do Maracanã e do Julio Delamare. Contou que havia passado alguns dias fora do país e que não havia tido a oportunidade de se inteirar sobre a proposta de concessão do complexo esportivo.

O UOL Esporte, então, recordou o dirigente sobre a reunião do dia 26 de outubro. A lembrança refrescou a memória de Coaracy, que disse não ter falado sobre esportes com Adler na ocasião. O dirigente afirmou que tratou do futuro do Julio Delamare após a privatização do Maracanã.

"Recebi o pessoal do governo e da IMX rapidamente. Eles vieram nos dar uma satisfação sobre o que vai ser feito do Julio Delamare", revelou o dirigente.

Questionado sobre o fato de representantes do governo do Rio de Janeiro tratarem da privatização do Maracanã na presença do presidente da IMX sabendo que a empresa é declaradamente concorrente no processo que definirá o administrador do complexo, Coaracy respondeu: "prefiro não ver fantasma onde não há fantasma. Não vi nada anormal."

Marcos Firmino, da Farj, também confirmou o encontro com o pessoal do "consórcio que deve ficar com o Maracanã". Segundo ele, gente ligada à atual administração do estádio, que ainda é tocado pelo Estado, também esteve na reunião.

PRIVADO POR R$ 7 MILHÕES POR ANO

  • Ministério do Esporte/Portal da Copa

    O governo do Rio de Janeiro divulgou as primeiras informações sobre o processo de privatização do Maracanã. A administração do estádio será repassada à iniciativa privada no ano que vem, antes da reinauguração da arena. Pela concessão, o Estado ganhará cerca de R$ 7 milhões por ano.

A IMX, em nota, confirmou a reunião. Informou também que considera "natural" a empresa participar de encontros com "envolvidos" na privatização do Maracanã já que ela quem fez os estudos de viabilidade econômica do projeto.

"A IMX foi a única empresa a apresentar um estudo de viabilidade para o complexo do Maracanã, fato que já é público. Nessa condição, é natural que representantes da empresa consultem envolvidos no projeto", informou a companhia.

O referido estudo foi entregue ao governo do Rio de Janeiro em abril. Desde então, é considerado um documento "reservado". Por esse motivo, nunca foi divulgado.

De acordo com o secretário estadual da Casa Civil, Regis Fitchner, o documento serviu como base para a elaboração da proposta do governo para a privatização do Maracanã. Foi repassado pela IMX pronto. O governo pode acolher integralmente ou parcialmente as sugestões contidas nele.

Fitchner explicou no dia em que o governo apresentou o projeto estadual de Maracanã que a definição do edital da privatização do estádio é de reponsabilidade exclusiva do Estado. A IMX não participaria disso até para não ter informações privilegiadas sobre a concorrência que ela disputará.

O presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo), Adib Kassouf Sad, afirmou que a reunião entre IMX e governo, em si, não é ilegal. Ressaltou, porém, que o fato de ela ter sido reservada e contar com a presença de apenas uma empresa concorrente pode levantar suspeitas.

"Nenhum concorrente de uma licitação pode ter informações privilegiadas", afirmou Sad. "Por isso, reuniões reservadas entre o governo e uma concorrente devem sempre ser evitadas. Elas não são transparentes."

Segundo Fitchner, as únicas informações que a IMX tem acesso garantido são as que já foram publicamente divulgadas. A companhia, como qualquer outra, também pode participar da audiência pública sobre a privatização que acontece nesta quinta-feira, às 18h, no Galpão da Cidadania, região portuária do Rio de Janeiro.

Sobre a reunião, confira a íntegra da nota do Estado enviada ao UOL Esporte.

"O Estado não participou da mencionada reunião. O Estado não tem comentários a fazer sobre uma suposta reunião do presidente da IMX com o Sr. Coaracy Nunes, até porque não compete ao Estado interferir nas eventuais conversas mantidas por possíveis empresas participantes da licitação com terceiros".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos