"Não adianta entregar na véspera", diz Valcke sobre estádios da Copa das Confederações
Do UOL, em São Paulo*
-
Denis Sinyakov/Reuters
Secretário-geral da Fifa diz que "holofotes do mundo estarão voltados para o Brasil" já em junho de 2013
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, publicou um artigo no site oficial da entidade nesta sexta-feira em que mostra preocupação com o ritmo das obras dos estádios e de infraestrutura nas cidades-sede sede da Copa das Confederações, que terá início no dia 15 de junho de 2013 e cuja sedes serão definidas na semana que vem.
LEIA MAIS
- Blog do Perrone: Em novo ultimato, Fifa admite temer que torcedor enfrente pesadelos na Copa das Confederações
- Arenas da Copa das Confederações não estarão prontas para jogos nas datas dos finais das obras
- Reforma do Maracanã para Copa ganha licitação-extra de 19 milhões; obras vão até abril
- Prefeitos eleitos vão alterar projetos de obras em cidades-sede da Copa de 2014
Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA) estão pré-escaladas para receber as partidas do torneio que antecede a Copa do Mundo de 2014. Até dezembro, porém, uma ou duas sedes ainda podem ser cortadas.
Segundo Valcke, o compromisso firmado entre a Fifa e as autoridades brasileiras é para que todos os equipamentos que serão utilizados no torneio sejam entregues seis meses antes do início da competição. "A questão não é ter tudo concluído no dia da abertura do torneio, mas a tempo para a realização de pelo menos dois eventos-teste. É por isso também que sempre reiteramos a necessidade de os estádios das grandes competições da Fifa estarem prontos seis meses antes do primeiro jogo".
O cartola continua, explicando por que julga necessário que as arenas estejam prontas a tempo de serem realizados eventos-testes: "Sei que isso parece muito tempo (seis meses), mas na verdade não é. Novos estádios, sobretudo, precisam de mais tempo para serem completamente testados em vários eventos de diferentes dimensões. Da parte elétrica ao controle de multidões, passando pela atuação dos stewards (agentes de segurança interna), pelo transporte público e pela operação de estacionamento, todos os processos precisam estar bem consolidados para garantir que, no momento em que começar a Copa das Confederações em junho, quando o Brasil estará sob os holofotes do mundo, não enfrentaremos nenhum contratempo operacional significativo".
A Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos) afirma que já vem testando procedimentos de segurança em jogos da seleção brasileira no país. A partir do ano que vem, haverá ações em estádios para testar e treinar a unificação de protocolos que está sendo implantada entre as diferentes forças de segurança que atuarão nos torneios de 2013 e 2014.
Apesar do discurso incisivo de Valcke, a diretoria do COL (Comitê Organizador Local) não está preocupada. O UOL Esporte apurou que haverá tolerância se alguns dos pontos passarem umas semanas do prazo de final de fevereiro de 2013, data decisiva para as seis arenas. A questão é se a Fifa cortar uma das sedes já neste mês.
O importante, na visão dos organizadores do Mundial, é que sejam realizados dois eventos-testes nos locais. E também é vital que esses estádios sejam entregues em definitivo para a Fifa 21 dias antes da competição (dia 25 de maio).
"Prova de fogo"
O secretário-geral Jérôme Valcke afirma também, em tom de apreensão, que, após o início da venda de ingressos para a Copa das Confederações, em dezembro deste ano, os planos não poderão ser alterados. "Este é um momento crucial para nós, organizadores, porque, uma vez iniciada a venda de ingressos, será muito complicado se qualquer uma das sedes vier a ter problemas para receber as partidas. Precisamos assegurar que os torcedores tenham uma experiência inesquecível, livre de qualquer inconveniente logístico".
A Copa das Confederações, para Valcke, é uma prova de fogo para a Fifa e os organizadores do país anfitrião, "já que praticamente todos os aspectos da preparação estarão sob análise minuciosa. Seria um erro, no entanto, considerar o torneio uma mera preliminar da Copa do Mundo de 2014".
A venda de ingressos ao público para os jogos do torneio de 2013 terá início no dia 3 de dezembro, pelo site fifa.com. A Copa das Confederações já fará uso slogan oficial da Copa de 2014, "Juntos num só ritmo/All in one rhythm".
* Com reportagem de Ricardo Perrone, Rodrigo Durão Coelho e Rodrigo Mattos