Arenas da Copa das Confederações não estarão prontas para jogos nas datas dos finais das obras

Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Martino / documentography

    Arena Pernambuco espera concluir obras até fevereiro, mas gramado só ficará pronto em março

    Arena Pernambuco espera concluir obras até fevereiro, mas gramado só ficará pronto em março

Nas datas de suas inaugurações ou do final das obras, anunciadas pelos governos, a maior parte dos estádios da Copa das Confederações (que começa dia 15 de junho de 2013) ainda não estará pronta para receber um jogo de futebol. Haverá gramados, cabeamentos de tecnologia, testes elétricos, acabamentos, colocação de mobiliário e até treinamento de pessoal para serem feitos antes de realizar um evento.

A diretoria do COL (Comitê Organizador Local) não está preocupada. O UOL Esporte apurou que haverá tolerância se alguns dos pontos passarem umas semanas do prazo de final de fevereiro de 2013, data decisiva para as seis arenas. A questão é se a Fifa cortar uma das sedes em novembro.

O importante, na visão dos organizadores do Mundial, é que sejam realizados dois eventos-testes nos locais. E também é vital que esses estádios sejam entregues em definitivo para a Fifa 21 dias antes da competição (dia 25 de maio).

O caso mais emblemático é Recife. Para atender à Fifa, o Governo de Pernambuco prevê que a obra vai acabar no final de fevereiro. O gramado só vai ficar pronto por volta do meio de março.

CONCLUSÃO DAS OBRAS

CIDADE PREVISÃO
Fortaleza 15 de dezembro
Belo Horizonte 21 de dezembro
Brasília 31 de dezembro
Salvador Dezembro
Rio de Janeiro Final de fevereiro
Recife Final de fevereiro

"Teremos todos os sistemas prontos em fevereiro. O gramado pode ficar pronto para meados de março", contou o secretário extraordinário de Pernambuco para Copa-2014, Ricardo Leitão. "Estamos construindo com uma tecnologia diferente, de fora para dentro, para liberar a área do gramado ainda no final de outubro."

O jogo inaugural já foi marcado: será em 14 de abril. Ou seja, cerca de um mês depois da data que o governo prevê que o gramado, que será feito por rolos, esteja pronto.

Bem mais adiantado em sua obra, o Mineirão também é um caso de inauguração do estádio bem antes da sua utilização efetiva. O prazo para entrega da obra é 21 de dezembro.

"Segundo a Minas Arenas, em 21 de dezembro, a obra estará concluída, isso inclui gramado, telão, TI (Tecnologia da Informação) etc. Para operacionalizar o estádio a Minas Arena tem prazo contratual de um mês", explicou o Governo de Minas Gerais.

Explica-se: depois disso, serão colocados móveis, instalações eletrônicas e enfeites. A assessoria da Minas Arena também contou que seus funcionários poderão entrar no estádio e aprender a operar o estádio. Em resumo, o Mineirão só estará apto a receber um jogo por volta do dia 20 de janeiro.

Será a empresa quem decidirá a data e quais jogos serão realizados como testes. Há a intenção de que seja realizado um jogo da seleção brasileira, promessa feita pelo presidente da CBF, José Maria Marin.

O Governo do Distrito Federal promete entregar todas as obras físicas do Estádio Nacional Mané Garrincha até 31 de dezembro de 2012, o que era o último dia do prazo inicial da Fifa para estádios – estourado por quase todas as arenas.

Mas o estádio só estará pronto para receber uma partida no final de fevereiro de 2013, isto é, no limite da nova data da Fifa. Até porque, só nesta data que o gramado estará finalizado.

"Até o fim de fevereiro, serão realizados pequenos ajustes de: acabamento da obra, de acabamento da cobertura (que já terá sido içada); de Tecnologia da Informação (os cabeamentos já terão sido concluídos) e do entorno do estádio; bem como maturação do gramado", explicou a assessoria do DF.

Já o Estado do Rio de Janeiro afirmou que em 28 de fevereiro será entregue tudo pronto no estádio para realizar um jogo. "A colocação dos rolos de grama no Maracanã está prevista para início de fevereiro de 2013. A estimativa é que demore de 15 a 30 dias para ficar 100% firme", disse a assessoria da Empresa de Obras Públicas do Rio.

Um relatório da Loudon Blomquist, auditoria que fiscaliza de forma oficial o Maracanã, diz que, após a conclusão das obras em fevereiro de 2013, deverá haver dois meses para "comissionamento de sistema elétricos". Trata-se de interligar e colocar em funcionamento os sistemas elétricos da arena para que ela possa, de fato, ser utilizada.

O documento da auditoria é do final do ano passado, mas já contemplava o cronograma atualizado de obras. Sua previsão é de que tudo estivesse pronto só em 30 de abril. A assessoria do Estado do Rio de Janeiro negou a informação de que sejam necessários mais dois meses para poder realizar um jogo. Não há data para a primeira partida no Maracanã.

No caso de Fortaleza, a previsão é de que seja a primeira arena a ser inaugurada, em 15 de dezembro. É provável que uma partida só ocorra em janeiro.

Na Bahia, o governador Jaques Wagner prometeu entregar a obra física em dezembro de 2012. Segundo ele, o estádio estaria pronto para ser entregue à Fifa no final de fevereiro. O Consórcio Arena Fonte Nova não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos