Funcionários da Arena Pernambuco voltam a entrar em greve

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    A Arena Pernambuco atingiu, no fim de junho de 2012, 48,6% de conclusão

    A Arena Pernambuco atingiu, no fim de junho de 2012, 48,6% de conclusão

Os trabalhadores da Arena Pernambuco decidiram, na tarde desta quinta-feira, paralisar as atividades na obra da arena, localizada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A construção do local está 48,6% concluída. Os funcionários desejam reajuste salarial, criação de um plano de saúde para todos e um aumento, em 70%, do dinheiro recebido aos sábados.

Em nota, a empreiteira Odebrecht, que toca a obra, disse que nao pode atender às reivindicações porque elas não fazem parte da convenção estadual trabalhista.

O movimento pela paralisação começou no segundo turno da noite e prosseguiu durante a manhã de quinta. À tarde, segundo a empreiteira metade dos trabalhadores retornou ao serviço e a outra parte foi embora. Trabalham na construção do estádio cerca de 4.100 operários.

A Polícia Militar foi ao canteiro de obras, mas não houve confronto.

Até esta quinta-feira, os trabalhos na Grande Recife já haviam sido paralisados por 18 dias. Os trabalhadores já haviam cruzado os braços por motivos variados, desde demissão de trabalhadores membros da CIPA (Comissão Interna para Prevenção de Acidentes), passando por falta de pagamento de horas extras, até assédio moral supostamente cometido por um segurança.

Em janeiro deste ano, quando a obra passava por sua terceira das quatro paralisações que já enfrentou, Marcos Lessa, presidente da empresa montada pela Odebrecht para tocar a empreitada, declarou: "A greve afeta bastante o cronograma. Nós temos um prazo apertadíssimo. Isso realmente pode prejudicar o andamento para a Copa das Confederações (junho de 2013)".

Três meses depois, assumindo que a obra, do jeito que está indo, não ficará pronta antes de julho de 2013, o secretário estadual de Pernambuco para a Copa, Ricardo Leitão, anunciou que vai haver a contratação de mais 2.000 funcionários, para que o estádio seja entregue em fevereiro de 2013, a tempo de ser utilizado na Copa das Confederações.

Ele não informou quanto isso vai custar, só disse que quem vai pagar é o povo pernambucano. É possível estimar, porém, que o custo girará em torno de R$ 14 milhões.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos