Governo federal vai gastar R$ 1,17 bilhão com segurança da Copa de 2014

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Almeida Rocha/Folhapress

    Segurança do Mundial vai integrar forças policiais de estados e do governo federal

    Segurança do Mundial vai integrar forças policiais de estados e do governo federal

O governo federal vai investir R$ 1,17 bilhão para montar o esquema de segurança da Copa do Mundo de 2014. O dinheiro será usado para a compra de equipamentos e no treinamento de policiais e outros agentes de segurança que vão atuar no evento.

O valor foi divulgado nesta terça-feira pelo secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Valdinho Jacinto Caetano. Nesta tarde, Caetano apresentou o plano de segurança do Mundial de 2014 para secretários estaduais de segurança de cidades-sede da Copa.

VAGAS PRIVADAS

  • Flávio Florido/UOL

    A Copa do Mundo de 2014 deve empregar 60 mil seguranças privados.

Segundo Caetano, todo o esquema de segurança não pode ser divulgado por se tratar de uma informação estratégica. Entretanto, ele adiantou que a maior parte do dinheiro federal aplicado no plano servirá para construção de centros comando e controle nas 12 cidades-sede da Copa.

Nesses centros, agentes da polícia, do Corpo de Bombeiros e defesa civil poderão acompanhar por monitores a situação de cada "área de interesse" da Copa: estádios, o entorno das arenas, aeroportos, etc. Com base nas informações que eles obtiverem ali, poderão tomar decisões sobre como cada problema será resolvido.

"No centro de comando e controle, será possível receber informação por meio dos monitores", explicou o secretário. "Todos os órgãos de segurança estarão juntos e poderão tomar as decisões sobre o que devem fazer ali mesmo."

Caetano disse também que os centros de comando das cidades-sede estarão interligados com dois centros de comando nacionais, que ficarão no Rio de Janeiro e em Brasília. Desses dois centros nacionais, será possível monitorar a segurança de todas as cidades-sede.

O secretário ainda afirmou que a integração será ponto-chave da segurança da Copa do Mundo. O plano para o Mundial já prevê que forças de segurança municipais, estaduais e federais trabalhem juntos durante o torneio. "O maior legado será justamente essa sinergia e integração que ficará após a Copa", disse ele.

Caetano disse que o governo pretende abrir licitações para a compra dos equipamentos dos centros de controle ainda neste ano. Durante a Copa das Confederações, no ano que vem, seis cidades-sede devem testar os equipamentos que serão adquiridos. 

Delegacias móveis e kits anti-bombas também serão comprados pelo governo federal para atender as capitais que receberão jogos do Mundial. Governos estaduais devem investir na compra de câmeras de monitoramento e ainda providenciar um espaço para o centro de comando.

"Já passamos para todos os estados o que eles precisam para se preparar para a Copado Mundo", complementou o secretário Caetano. "Estamos fazendo um trabalho insano para que tudo esteja pronto a tempo."

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos