Secretário da Fifa visita Recife e diz que cidade estará pronta para Copa das Confederações
Do UOL, no Rio de Janeiro
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, elogiou nesta terça-feira a preparação de Recife para a Copa do Mundo de 2014. Segundo Valcke, a capital pernambucana estará pronta não só para sediar o Mundial como também a Copa das Confederações, em 2013.
"Temos uma grande confiança no Recife. Pelo que acompanhamos hoje e vimos no relatório, a cidade estará pronta para a Copa das Confederações", disse o secretário-geral da Fifa, em entrevista coletiva concedida logo após conhecer as obras da Arena Pernambuco.
RELEMBRE A POLÊMICA
-
No início de março, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que os organizadores da Copa de 2014 precisavam de um "chute no traseiro". A declaração criou uma crise entre Fifa e governo. O ministro Aldo Rebelo chegou a pedir o afastamento de Valcke das negociações sobre a Copa, mas depois aceitou suas desculpas
A visita de Valcke à obra faz parte das inspeções que o francês realiza no Brasil até quinta-feira. Na quarta-feira, Valcke visita Natal e, na quinta-feira, Brasília.
A viagem do secretário-geral da Fifa às três cidades estava marcada para março, mas foi adiada depois que Valcke disse que os brasileiros que trabalham na organização da Copa do Mundo precisavam de um "chute no traseiro". A declaração abriu uma crise entre Fifa e governo brasileiro. A crise foi resolvida e Valcke voltou a acompanhar os preparativos para o Mundial.
Nesta terça, ele passou por Recife acompanhado de Ronaldo, Bebeto e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes. Todos são membros do Comitê Organizador Local da Copa (COL). O artista plástico Romero Britto também fez parte da comitiva.
No canteiro de obras da Arena Pernambuco, Valcke e a comitiva do COL foram recebidos por alguns dos 4 mil operários da obra. Ronaldo e Bebeto cobraram pênaltis num campo improvisado em meio a máquinas e ferragens, fazendo a alegria dos presentes.
Já Valcke recebeu um balanço do andamento da construção do estádio. De acordo com o Ministério do Esporte, 43% do programado para a obra já foi feito.
O secretário-geral da Fifa ainda ressaltou que o investimento em mobilidade urbana também é importante para a Copa. "Amanhã, teremos uma reunião para discutir a questão da mobilidade. Tudo deve andar em conjunto."