Membro COL, Del Nero vira "supercartola" e tem que lidar com conflitos de interesse
Ricardo Perrone e Vinicius Konchinski
Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro
-
Fifa.com
Marco Polo Del Nero (dir) posa junto com presidente da CBF e da Fifa após encontro Zurique, na Suíça
Marco Polo Del Nero é hoje o cartola mais influente do futebol brasileiro. Recém-indicado para uma vaga no Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), ele é o dirigente do futebol com mais cargos em entidades ligadas ao esporte, um "supercartola" do Brasil.
Além do COL, Del Nero é conselheiro vitalício do Palmeiras, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), membro do comitê executivo da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e do comitê executivo da Fifa. Tudo isso, porém, não é suficiente para ele e o cartola já anunciou que é pré-candidato à vice-presidência da CBF.
Todos esses cargos, contudo, já começam a complicar a vida do dirigente. Advogado por profissão, o cartola também atua em ações relacionadas à Copa do Mundo e seu cargo no COL levanta suspeitas sobre possíveis "conflitos de interesse" entre seu trabalho e sua atuação na política do futebol.
OS CARGOS DE MARCO POLO DEL NERO
Membro do Comitê Organizador Local da Copa |
Del Nero foi anunciado na segunda-feira como novo membro do COL. Seu cargo não foi confirmado, mas ele será o representante da Fifa no comitê encarregado de realizar o Mundial no Brasil |
Presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) |
Del Nero é presidente da FPF desde 2003 |
Membro do Comitê Executivo da Conmebol |
Del Nero é membro do principal comitê da Conmebol desde 2007 |
Membro do Comitê Executivo da Fifa |
Depois de assumir a Conmebol, Del Nero ganhou neste ano um cargo no comitê da Fifa. Substituiu Ricardo Teixeira |
Candidato a vice-presidente da CBF |
Apesar de já ter cargos nas principais federações e confederações de futebol, Del Nero ainda pretende concorrer à vice-presidência da CBF. Deve disputar o cargo com o ex-técnico Zagallo |
Conselheiro do Palmeiras |
Del Nero ainda é conselheiro vitalício do Palmeiras |
O escritório de Del Nero defende a companhia BWA em uma disputa empresarial pelo controle de um dos estádios da Copa de 2014, a Arena Castelão, de Fortaleza. No caso, a BWA questiona a decisão da Galvão Engenharia de retirar a empresa do consórcio responsável pela administração do estádio após o Mundial.
Em seu escritório de advocacia, Del Nero ainda é sócio de Vicente Cândido. Além de advogado, Cândido é deputado federal e foi o relator do projeto da Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados. A lei abre exceções para a Fifa para realizar a Copa no Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE DEL NERO
E não é só em assuntos relacionados à Copa que os "superpoderes" de Del Nero chamam a atenção. Sua relação com o futebol paulista e seu cargo no futebol sul-americano são questionados por outros dirigentes do futebol, que suspeitam inclusive de ações diretas de Del Nero em casos de seu interesse.
Um desses casos é o de Oscar, jogador do Internacional cujo contrato é tido como ilegal pelo São Paulo. Cartolas gaúchos ouvidos pelo UOL afirmaram que Del Nero agiu para reativar mais rapidamente na CBF o contrato de Oscar com o São Paulo, clube filiado à FPF. Assim, mesmo sendo representante do Brasil na Conmebol, ele acabou prejudicando o Inter e impediu que o jogador atuasse na Copa Libertadores.
A crescente influência de Del Nero na CBF também já foi criticada por seus adversários. O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, já disse que Del Nero quer "dar um golpe" na CBF e assumir a presidência no lugar de José Maria Marin. Marin, aliás, é aliado muito próximo de Del Nero.
Lopes e Del Nero travam uma batalha política por uma vaga de vice-presidente na CBF. Lopes, apoiado por alguns presidentes de federações estaduais, indicou o ex-técnico da seleção Zagallo para o cargo. Dias depois, Del Nero afirmou pretendia concorrer à vaga.
Agora, com Del Nero no COL, presidentes de federações que apoiaram Zagallo temem retaliações. Salvador, por exemplo, quer receber um sorteio de grupos da Copa do Mundo ou Copa das Confederações. A Federação Baiana de Futebol (FBF), porém, já se posicionou contrariamente ao crescimento de Del Nero na CBF.
Procurados pelo UOL, nem o COL nem Del Nero se manifestaram sobre os conflitos de interesse que envolvem o novo membro do comitê.
Obras da Copa