Goodluck Jonathan, presidente da Nigéria, ao lado de Joseph Blatter, da Fifa |
O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, retirou a sua decisão de suspender a seleção nacional de futebol das competições oficiais por dois anos. O país corria o risco de ser punido pela Fifa, que estabeleceu um prazo para que o governo reconsiderasse a sua decisão.
O governo nigeriano deveria revogar essa suspensão até as 18 horas desta segunda-feira, no horário local (14 horas de Brasília). Pouco mais de uma hora antes do prazo, uma fonte ligada à presidência adiantou que a exigência da Fifa será cumprida.
Na última quarta-feira, o presidente Goodluck Jonathan decidiu suspender o time por dois anos por conta do desempenho no Mundial sul-africano, quando a equipe caiu ainda na primeira fase. Mas isso fere o regulamento da Fifa, que ameaçou inabilitar de todas as equipes nacionais, clubes e árbitros de participarem de competições internacionais.
Dois dias depois, a Fifa estabeleceu um prazo de 48 horas para que a decisão fosse revogada. “Não se pode permitir que um governo decida que todas as suas equipes nacionais não possam jogar nenhum torneio internacional. Somos 208 membros, e se um país for contra nossos estatutos, vai contra todo o sistema do futebol”, justificou o secretário-geral Jerome Valcke.
Logo antes do anúncio feito pela fonte presidencial que não se identificou, o porta-voz do governo nigeriano defendeu a medida, ainda sem confirmar se a decisão seria reconsiderada. “Tudo isso foi feito em nome do interesse superior do futebol”, declarou o representante Tony Ohaeri.
No dia anterior, a federação nigeriana havia demitido o presidente Sani Lulu, o vice Amanzé Ugbulam e o chefe da comissão técnica, Taiwo Ogunjobi. Tudo para tentar convencer o governo a voltar atrás e evitar a punição da Fifa.
Campeã olímpica de 1996, a Nigéria ficou na última colocação do grupo B da Copa do Mundo ao perder duas partidas para Argentina, por 1 a 0, e Grécia, por 2 a 1, além de empatar na última rodada com a Coreia do Sul por 2 a 2, ficando fora das oitavas de final.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito