Gastau Nacarino/Reuters

Melhor do mundo, Messi segura Bola de Ouro, prêmio unificado a partir de janeiro

05/07/2010 - 10h05

Fifa incorpora Bola de Ouro e unifica prêmio de melhor jogador do mundo

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)

A partir do próximo ano, os dois prêmios individuais de maior prestígio do futebol mundial serão unificados. A Fifa anunciou nesta segunda-feira que vai reconhecer o troféu Bola de Ouro, criado pela revista France Football para eleger o melhor jogador do planeta.

DIVERGÊNCIAS FIFA X BOLA DE OURO

Ano
Fifa
Bola de Ouro
1991
Lothar Matthäus (ALE)
Jean-Pierre Papin (FRA)
1994
Romário (BRA)
Hristo Stoichkov (BUL)
1996
Ronaldo (BRA)
Mathias Sammer (ALE)
2000
Zinedine Zidane (FRA)
Luís Figo (POR)
2001
Luís Figo (POR)
Michael Owen (ING)
2003
Zinedine Zidane (FRA)
Pavel Nedved (TCH)
2004
Ronaldinho Gaúcho (BRA)
Andriy Shevchenko (UCR)

O vencedor do prêmio será anunciado no mês de janeiro de 2011, e será o primeiro da fusão da Bola de Ouro com o troféu de melhor jogador do mundo que a Fifa vinha entregando desde 1991.

“Queremos unir, com um mesmo troféu, a tradição de mais de 50 anos da France Football com a da Fifa, que já tem 16 anos, para contemplar um só prêmio que seguirá sendo chamado de Bola de Ouro”, explicou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ao firmar contrato com Marie-Odile Amaury, diretora da empresa que edita a revista.

A France Football criou o troféu Bola de Ouro em 1956, através de uma eleição feita com a participação de jornalistas do mundo inteiro. Já o prêmio da Fifa utiliza como critério os votos dos técnicos de seleções nacionais e seus capitães.

Os dois prêmios elegem os mesmos jogadores desde 2005. A partir daquele ano, Ronaldinho, Cannavaro, Kaká, Cristiano Ronaldo e Messi receberam dois troféus, um da Fifa e outro da France Football. Mas nem sempre foi assim.

A Bola de Ouro já ignorou o atacante Romário, eleito o melhor do mundo pela Fifa em 1994. Naquele ano, a revista francesa deu o prêmio ao búlgaro Hristo Stoichkov. Outros dois brasileiros também já foram preteridos pelos jornalistas: Ronaldo, que em 1996 perdeu a honraria para o alemão Mathias Sammer, e Ronaldinho Gaúcho, superado por Shevchenko em 2004.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host