Flávio Florido/UOL

Robinho chora após a eliminação do Brasil em derrota para a Holanda

02/07/2010 - 12h50

Brasil perde a cabeça após gol e é eliminado pela Holanda na Copa do Mundo

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Port Elizabeth (África do Sul)

A Copa do Mundo acabou para o Brasil. E pela segunda vez seguida nas quartas de final. Dunga recuperou o brio que faltou à equipe de 2006, mas foi pouco. Vontade não basta para ser campeão. A seleção fez um primeiro tempo empolgante, mas um segundo tempo patético, repleto de erros infantis e descontrole emocional.

  • Flávio Florido/UOL

    O gol da vitória: Sneijder celebra após desviar de cabeça ao gol

  • AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

    Felipe Melo atrapalha Julio Cesar e a bola entra no 1º gol holandês

  • AFP/Pierre-Philippe Marcou

    Robinho toca na saída do goleiro: segundo gol do atacante valeu

  • No gol impedido de Robinho, o Brasil viu que poderia aproveitar a defesa em linha da Holanda. E assim abriu o placar aos 10min.
    O gol da Holanda aos 8min desestruturou a defesa brasileira, que passou a bater cabeça e cometer erros infantis.
    A expulsão de Felipe Melo foi o resumo da condição emocional do Brasil: um time que briga. E só..

A Holanda soube aproveitar, venceu de virada por 2 a 1 e deu o troco pelas eliminações de 1994 e 1998. Ao Brasil resta lamentar. Mais um ciclo acabou sem troféu. Serão mais quatro anos de espera para, em casa, buscar nova redenção. Até lá, o sentimento será de decepção.

As duas bolas cruzadas dos gols da Holanda farão Julio Cesar e o restante da defesa ter noites de insônia. O ponto forte da seleção brasileira de Dunga sempre foi o setor defensivo, a retaguarda comandada por Juan e Lúcio. Mas a Holanda ignorou o histórico, os defensores e virou o jogo em Port Elizabeth.

Aí o que se viu foi o velho problema da equipe de Dunga. A falta de soluções ofensivas. Robinho se destacou no primeiro tempo, mas sumiu no segundo. Kaká mostrou que ainda não está 100% e que jogou a Copa “baleado”. Ele se esforçou. Muitos se esforçaram. Mas só esforço não ganha Copa do Mundo.

O descontrole emocional também entrou em campo e foi decisivo. Felipe Melo, autor da bela assistência do gol brasileiro, foi a prova disso. O volante não se conteve, como prometeu, e prejudicou o Brasil no segundo tempo com sua expulsão aos 28min. A seleção passou a fazer cara feia, a brigar em campo. Mas só cara feia não ganha Copa do Mundo.

Dunga conquistou tudo que disputou desde que assumiu. Levou a Copa América, a Copa das Confederações e classificou nas eliminatórias em primeiro lugar. Mas no grande teste o técnico fracassou. Depois de tantos treinos fechados, faltaram soluções táticas. E também opções no banco de reservas. Principalmente na armação. Júlio Baptista e Ramires não estão prontos para isso. São apenas soldados. Mas só soldados não vencem guerra nenhuma.

Talvez o treinador tenha perdido tempo demais brigando com a imprensa. Acabar com os privilégios e deixar a seleção concentrada foi seu acerto, mas para construir isso o treinador pegou o caminho do conflito contra tudo e contra todos.

Em 2006, a seleção caiu nas quartas de final diante da França com a imagem de uma equipe apática, sem amor à camisa. Desta vez, o time que tanto brigou deixou como última impressão a total desorganização nos minutos finais. O último ataque da Holanda parecia roda de bobinho. E dentro da área do Brasil. Muitos jogadores ficaram no ataque só olhando.

A seleção que já virou partidas importantes com Dunga não mostrou esse poder no momento em que mais precisou. No primeiro jogo da Copa em que ficou em desvantagem, o Brasil se perdeu. Faltou concentração. Faltou eficiência. E faltou a criação. A habilidade e o improviso que ameaçaram aparecer no primeiro tempo não voltaram do intervalo. O time burocrata fracassou. Sobrou união, mas faltou futebol. Fica a lição para 2014.

 

BLOG DO JUCA
Desastre e injustiça no Nelson Mandela Bay: Brasil teve momentos espetaculares no 1º tempo. Mas Holanda venceu.
BLOG DO QUARTAROLLO
Para Cruyff nenhum botar defeito. Deve ter gostado do bom primeiro tempo do Brasil. E muito mais do segundo tempo da sua Holanda.
BLOG DO TORERO
Zé Cabala estava certo. O Brasil perdeu. E o maldito, digo, o sábio acertou até o placar do jogo no bolão
BLOG DO BIRNER
Após bom primeiro tempo, o Brasil se perdeu. Os erros na jogada aérea defensiva foram atípicos. Ainda mais duas vezes.
1ºT - 8min - GOL ANULADO! Arbitragem marca impedimento em passe de L.Fabiano para D.Alves. Com a demora para parar o lance, Robinho aparece pelo outro lado e empurra para o gol.
1ºT - 10min - GOL DO BRASIL! F.Melo enfia Robinho, que toca de primeira na saída do goleiro.
1ºT - 31min - QUASE! Robinho deixa De Jong e Van der Wiel para trás e toca para Kaká. O meia bate colocado e Stekelenburg vai buscar no ângulo.
2ºT - 8min - GOL DA HOLANDA! Sneijder tenta cruzamento da direita, a bola bate em Felipe Melo e entra.
2ºT - 23min - GOL DA HOLANDA! Em cobrança de escanteio pelo alto, Kuyt desvia na primeira trave para trás e Sneijder só completa de cabeça.

Veja todos os lances do jogo
Disputa na arquibancada
Alguns brasileiros fizeram questão de atrapalhar os rivais. Seguraram uma parte de um bandeirão laranja e impediram que ele fosse totalmente aberto no início do jogo.
Técnico nervoso
Dunga saiu mais de sua costumeira postura controlada na beira do campo. No primeiro tempo, chegou a dar um safanão no banco de reservas após o juiz marcar uma falta.
O fim foi laranja
A última voz ouvida da torcida nesta sexta teve sotaque holandês: o samba dos brasileiros foi engolido pela massa laranja que pôde festejar a classificação.
Discussão na Holanda
Robben discutiu com veemência com o técnico Marwijk no gol do Brasil, mas parece eles se entenderam muito bem depois disso e puderam comemorar juntos a classificação.
Sneijder Fez o cruzamento do primeiro gol e marcou o segundo. Comandou o meio-campo holandês. Felipe Melo fez um belo lançamento para Robinho, mas falhou nos 2 gols rivais. E ainda foi expulso no 2º tempo.
Robinho foi o melhor do ataque brasileiro. Fez gol, movimentou-se muito e ainda ajudou na marcação. Michel Bastos não conseguiu parar Robben, levou amarelo e foi substituído após fazer a falta que originou o gol holandês.

 

Ficha da Partida

Holanda

Técnico: Bert Van Marwijk
1. Stekelenburg
2. Van der Wiel
3. Heitinga
13. Ooijer
5. Van Bronckhorst
8. De Jong
6. Van Bommel
10. Sneijder
11. Robben
7. Kuyt
21. Huntelaar
9. Van Persie

Brasil

Técnico: Dunga
1. Julio Cesar
2. Maicon
3. Lúcio
4. Juan
16. Gilberto
6. Michel Bastos
8. Gilberto Silva
5. Felipe Melo
13. Daniel Alves
10. Kaká
11. Robinho
21. Nilmar
9. Luís Fabiano
Quartas de final  
Data: 02/07/2010 - 11h00 Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Local: Nelson Mandela Bay Assistentes: Toru Sagara (JAP) e Jeong Hae-sang (CDS)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host