Schalk van Zuydam/AP

Tiago celebra com Raúl Meireles: meia ganhou a vaga que era de Deco desde 2002

21/06/2010 - 11h18

Deco culpa lesão 'estúpida' e vive sentimento de derrota após os 7 a 0

Alexandre Sinato
na Cidade do Cabo (África do Sul)

Portugal venceu a Coreia do Norte por 7 a 0 nesta segunda-feira, mas um integrante da delegação lusitana saiu do estádio Green Point derrotado. O brasileiro naturalizado Deco, lesionado, não entrou em campo e ainda viu seu substituto, Tiago, brilhar. O volante do Atlético de Madri marcou dois gols e ainda deu passe para outro.

Falando baixo, com ar de desânimo, o ex-corintiano ficou ainda mais longe do lugar de destaque que ocupa há anos na seleção portuguesa. “É muito difícil ficar fora numa fase dessas. Principalmente por causa de uma lesão estúpida, sofrida em um treino. Agora, o negócio é torcer para os companheiros e estou feliz por eles”, disse o jogador, visivelmente abatido e sem saber se encara o Brasil na sexta-feira, em Durban.

Mesmo antes da lesão, a situação do jogador já não era fácil. Após o 0 a 0 contra a Costa do Marfim, ele fez duras críticas ao técnico Carlos Queiroz, reclamando da maneira como foi posicionado e da função que exerceu no time português. A lesão muscular aconteceu logo depois, quando uma conversa entre os dois já havia aparado as arestras.

Tiago, por sua vez, nunca viveu uma fase tão boa com a camisa de Portugal. Ele jogou nesta segunda-feira pela 52ª vez com a camisa da seleção. Antes de encarar a Coreia do Norte, só tinha um gol marcado pela equipe. Agora, soma três.

Questionado se teria a vaga de titular assegurada devido à boa atuação e à lesão de Deco, o meia ficou nervoso. “Isso não é importante”. Antes, disse que a primeira partida, contra Costa do Marfim, não podia ser usada como parâmetro.

“Não há jogos iguais. O primeiro jogo era muito difícil. O importante era não perder. Jogávamos contra uma equipe muito forte e mostramos que não queríamos perder. Desta vez, nosso objetivo era a vitória e foi o que conseguimos”, afirmou Tiago.

Com a vaga praticamente garantida, Portugal define a primeira posição do grupo G contra o Brasil, na próxima sexta-feira. Os lusos só perdem a vaga caso sejam derrotados pelo time de Dunga e a Costa do Marfim tire os 9 gols de diferença que os portugueses abriram (+7 contra -2).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host