S.Derungs/AFP

Coreia do Norte e Grécia empatam em 2 a 2 na Áustria

25/05/2010 - 17h02

Primeiro rival do Brasil, Coreia do Norte surpreende em empate com a Grécia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

JONG TAE-SE, O ROONEY DA ÁSIA

  • Miro Kuzmanovic

    O atacante Jong Tae-se mostrou nesta terça-feira que deve ser a principal preocupação da seleção brasileira na estreia da Copa. Alto e forte para os padrões norte-coreanos, ele mostrou velocidade, caiu pelos dois lados do campo e era sempre o alvo dos lançamentos dos meio-campistas.

    No primeiro gol, mostrou categoria e precisão no chute, ao encobrir o goleiro Fazikis, que estava adiantado. No segundo, dominou com precisão um lançamento longo, driblou o zagueiro e chutou muito forte para empatar, novamente a partida.

Nesta terça-feira, o técnico da Coreia do Norte, Kim Jong-hum, disse que seu time iria chegar, no mínimo, às oitavas de final da Copa do Mundo. Será uma tarefa das mais difíceis para os asiáticos, ainda mais em um grupo com Brasil, Portugal e Costa do Marfim. Mas o duelo contra a Grécia, em Altach, na Áustria, mostrou que os norte-coreanos não são tão ingênuos quanto se imaginava.

Com dois gols de Jong Tae-se, o primeiro rival do Brasil na África do Sul empatou em 2 a 2. A Grécia, é verdade, jogou mal, com um time misto e o técnico Otto Rehhagel ainda fez uma série de experiências durante o jogo. Mas o time de Pyongyang mostrou garra, levou dois gols por problemas na defesa, mas buscou o empate, com dois golaços de sua estrela, colocou bola na trave e teve mais quatro chances de marcar.

A Coreia ainda enfrenta a Nigéria no dia 6 de junho, antes de viajar para a África do Sul. O time enfrenta o Brasil no dia 15, na estreia da Copa do Mundo. Já a Grécia enfrenta, na próxima quarta-feira, o Paraguai – a estreia na Copa está marcada para o dia 12 de junho, contra a Coreia do Sul.

O primeiro gol grego mostrou a maior deficiência da Coreia do Norte: os cruzamentos. Com uma defesa pequena, o time tem problema para marcar as bolas alçadas à área. Logo aos três minutos, isso ficou evidente: Karagounis cruzou, Kyrgiakos furou e Katsouranis completou para o gol.

NOTÍCIAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA

  • Flávio Florido/UOL

    "Não quero ser Roberto Carlos" O legado do lateral-esquerdo é presente na seleção. Perto de seu 2º Mundial, Gilberto reconhece a sombra do ex-dono da posição, mas diz que foca construir história diferente. Leia mais.

  • Flávio Florido/UOL

    "A Argentina é que precisa se preocupar" Nilmar esquentou a rivalidade para a Copa. A 16 dias da abertura, foi perguntado sobre o poder ofensivo da Argentina e valorizou os homens de Dunga.Leia mais.

  • Kamran Jebreili/AP

    Kaká, finalmente, treina Kaká pisou no gramado. Na tarde de terça, último treino da seleção em Curitiba, o meia trabalhou fisicamente. Leia mais.

Sem criatividade, porém, a Grécia se acomodou e tentava atacar, sem força. Limitada, a Coréia se limitava a povoar o meio-campo. Aos 22 minutos, deu certo. Tae-se, o “Rooney asiático”, recebeu a bola no bico esquerdo da área, cortou para a direita e acertou um belo chute, que bateu no travessão antes de entrar.

Com o gol, os norte-coreanos se soltaram: aos 27, Yong Jo acertou a trave em uma cobrança de falta e aos 28, em um contra-ataque, Tae-se apareceu livre na esquerda, entrou na área e chutou, para defesa do goleiro Sifakis.

No segundo tempo, os coreanos voltaram a bobear. Em cobrança de falta da direita aos 4 minutos, Charisteas, que tinha acabado de entrar, apareceu livre para tocar para o gol. A resposta da Coreia foi rápida: aos 6min, Tae-se recebeu um passe longo, matou com categoria, passou pelo zagueiro e chutou forte, sem chance para o goleiro grego.

Novamente, o empate fez a Coreia ganhar poder ofensivo e quase virou o jogo, aos 21 minutos, após tabela de Hong com In Guk, que bateu para fora, e aos 26, quando Jong Hyok chutou bem da entrada da área, mas o goleiro reserva Tzorvas fez uma boa defesa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host