31/03/2010 - 22h23

Teixeira diz que Morumbi é reprovado para a abertura; São Paulo desconhece

Pedro Ponzoni*
No Rio de Janeiro
  • Divulgação

    Fifa rejeitou pela 4ª vez o projeto do Morumbi para abertura da Copa

  • Pedro Ponzoni/UOL Esporte

    Ricardo Teixeira foi homenageado pela Câmara Municipal do Rio

O impasse sobre o local do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira. Durante homenagem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que o projeto do estádio do Morumbi foi rejeitado pela Fifa e colocou em dúvida a realização da primeira partida do Mundial em São Paulo. O clube rebateu o dirigente e disse que não tem conhecimento do "quarto veto" ao estádio.

“Já foram enviados quatro relatórios à Fifa. Não adianta ficar com medidas paliativas, pois o estádio da abertura não pode ser comparado a nenhum outro. Esse estádio tem que se enquadrar em várias características, e isso não está acontecendo com o Morumbi”, disse Teixeira.

Apesar do impasse, o presidente da CBF negou que os problemas entre Fifa e Morumbi tenham alguma relação com a cidade de São Paulo. Teixeira também condenou as trocas de farpas entre representantes da candidatura paulista e o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke.

“O problema é com o estádio do Morumbi, e não com a cidade de São Paulo. Não adianta ficar culpando o secretário-geral da Fifa”, disse o dirigente. “Não sei dizer o conteúdo deste quarto relatório. O Rodrigo [Paiva, assessor de imprensa da CBF] mostrará depois a vocês porque não foi aprovado."

Diante do impasse, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, aproveitou para fazer campanha para trazer a partida de abertura para a cidade – que já receberá a final da Copa do Mundo de 2014.

OPINIÃO DOS BLOGUEIROS

Juca Kfouri
É tenso o clima no São Paulo FC. Vamos ser se, agora, Juvenal Juvêncio continuará ao lado de Koff.
Erich Beting
Enquanto a atitude da diretoria são-paulina nos bastidores não se alterar, dificilmente mudará a situação do Morumbi.

“Eduardo, é claro, está fazendo campanha em prol do Rio. Mas temos que, em primeiro lugar, encontrar soluções para o Morumbi abrigar o jogo de abertura”, comentou Teixeira.

Em viagem com o São Paulo pelo México, por causa da disputa da Copa Libertadores, o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, rebateu as declarações de Teixeira. Por meio de nota oficial, o mandatário reafirmou que o estádio do Morumbi atendeu às solicitações da Fifa e mostrou confiança em receber o jogo de abertura da Copa de 2014.

"Temos certeza de que o Morumbi atenderá a todas as exigências da Fifa para ser a abertura do Mundial de 2014”, disse Juvenal.

“Estamos confiantes de que seguimos no caminho certo pelo que nos foi relatado na última reunião em Zurique, no dia 9 de fevereiro, na visita dos inspetores da Fifa ao Morumbi, em 15 de março, e na entrevista coletiva concedida em 19 de março pelo secretário-geral Jérome Valcke, que disse claramente que o projeto do Morumbi preenchia todos os requisitos pedidos pela entidade."

A revelação de Teixeira contraria as últimas declarações de Valcke sobre o assunto. Em entrevista coletiva no dia 19 de março, o secretário-geral da Fifa elogiou o último relatório sobre o Morumbi e disse que o novo projeto para o estádio caminhava para atender todas as determinações da entidade.

“As últimas informações que recebemos sobre a Copa de 2014 são boas. Até mesmo do Morumbi, que já virou uma saga entre a Fifa e São Paulo. O último projeto que recebemos preenche todos os requisitos pedidos”, disse Valcke na ocasião. "Os planos de reforma do Morumbi eram um problema. E o projeto que recebemos recentemente nos deixou satisfeitos com as evoluções”.

*Atualizada às 00h15

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host