Milhares de torcedores vão acompanhar a seleção brasileira pela TV na Copa do Mundo. Pessoas que se espalham pelos botecos com os amigos, em casa com a mulher ou até na pausa do expediente. Mas existe um seleto grupo de privilegiados que vai aparecer quando as câmeras filmarem as arquibancadas, dando cores em verde e amarelo aos estádios sul-africanos.
Essa ideia também povoa o imaginário daqueles que não têm dinheiro para pagar uma viagem à África do Sul e sonham com a possibilidade de sentir de perto o clima do Mundial. Mas para colocar a bandeira do Brasil na bagagem, os torcedores precisam se agarrar à sorte.
Seduzidos por dezenas de promoções que sorteiam a ida de clientes para a Copa, fanáticos por futebol em todo o país se mobilizam pela oportunidade de torcer para o time de Dunga de perto. É o caso da publicitária paulistana Tassiana Ghorayeb Resende, de 23 anos. Para ela, participar das campanhas que oferecem viagens à África do Sul é como fazer o dever de casa. “Estou otimista, porque alguém vai ganhar essas viagens. Estou esperando que me liguem e digam que eu vou para a Copa”, sorri.
Vivo: Para participar, os internautas devem se inscrever no site até 25 de maio. Quatro pessoas irão à Copa com acompanhante. | |
McDonalds: Crianças entre 6 e 10 anos entrarão de mãos dadas com os jogadores da seleção brasileira na Copa. Veja aqui. | |
Bradesco/Visa: Clientes que fizerem transações acima de R$ 50 podem assistir a decisão da Copa do Mundo. Saiba mais no site. | |
Gillette: consumidor deverá adquirir três produtos para concorrer até 8 de abril. Para maiores informações, clique aqui. | |
Ourocard/Visa: cliente que adquirir o cartão Copa do Mundo Fifa 2010 concorre a 100 pacotes para a África do Sul. Saiba mais. | |
Continental: até 31 de março, o cliente que adquirir quatro pneus da marca concorre a viagens para a África do Sul. Confira aqui. | |
Della Via: responda à pergunta: "Por que mereço ir para a África? O autor da melhor resposta irá à Copa. Saiba como. | |
Grupo Keystone: na compra de fotos do banco de imagens, o cliente concorre a uma viagem para a Copa do Mundo. Confira. | |
Coca-Cola: para participar do sorteio à África do Sul, junte as tampinhas de refrigerante. Mais informações no site. | |
TAM: Você + 3 na África leva clientes que viajarem pela companhia aérea até 30 de abril, com acompanhantes. Saiba mais. |
A publicitária chegou até a pensar em comprar pneus novos da Continental para concorrer a uma viagem para o país do Mundial, em promoção que termina nesta quarta-feira (veja quadro ao lado). Só desistiu porque tem um carro com apenas sete meses de uso.
Sonho de ir à Copa virou obsessão
A ideia de ir à Copa despertou no fim do ano passado, quando ela viu uma reportagem que mostrava os preços de passagens e estadia para viajar à África do Sul. Na época, os valores estavam mais acessíveis. Depois, explodiram e ficaram inviáveis. Mas a vontade de ir para a Copa ficou na sua cabeça. “Virou uma obsessão”, confessa.
Tassiana usa o cartão de crédito para fazer compras sempre que pode, já que o Bradesco/Visa dá números para o sorteio a cada pagamento de R$ 50. “Quanto mais eu gasto, mais chances eu tenho de ir”, teoriza. Para comprar um short que custava R$ 40, a publicitária conseguiu dar um jeitinho para conseguir mais um número do sorteio. Ela pagou R$ 50 no cartão e pediu à vendedora para receber a diferença em dinheiro.
A publicitária mandou um vídeo para uma emissora de TV, que pedia ao torcedor que mostrasse o seu amor pela seleção brasileira. O intervalo do trabalho serviu para que ela escrevesse o texto da promoção. “Eu disse que poderia estar me inscrevendo para o Big Brother, mas estava me inscrevendo para ir à Copa. E que não dá para ser criativo com aquilo que é a minha paixão. Vamos ver se dá certo”, diz.
A vontade de ir para a Copa é tanta que ela procura passagens aéres pela TAM para passar quatro dias em Buenos Aires, na Argentina, no próximo mês. É que a empresa aérea irá sortear viagens para a Copa aos seus clientes.
A lembrança da primeira Copa
A paixão de Tassiana pela seleção brasileira vem desde a infância. Ela tinha apenas 7 anos quando o Brasil conquistou o tetra nos Estados Unidos, em 1994. Os detalhes do Mundial escapam da sua memória. Mas ela ainda lembra da estrela de Romário e da liderança de Dunga na conquista que acabou com um jejum de 24 anos sem títulos mundiais para o futebol brasileiro.
Aliás, ela é uma das maiores defensoras do homem que ergueu o troféu do tetra, que hoje é o treinador da seleção brasileira. "Ele (Dunga) montou um time unido e resgatou o amor à camisa", elogia. Supersticiosa, ela diz acreditar no hexacampeonato, mas acha que dá azar falar sobre o título antes do Mundial. "Nem é bom comentar, porque é zica".
Se ela não lembra de detalhes da Copa de 1994, ainda guarda detalhes do jogo entre a seleção brasileira e Guatemala. Apesar do adversário inexpressivo, o amistoso disputado em abril de 2005 marcou a despedida de Romário. E foi a primeira e única vez que ela viu a seleção de perto. O palco era conhecido: o Pacaembu, em São Paulo, onde ela costuma ir aos jogos do Corinthians, seu time de coração.
Mas a paixão tinha mudado de lugar naquele jogo. Tassiana tinha ido ao Pacaembu para ver o Brasil vencer por 3 a 0. Com um gol do ídolo da sua infância. “Foi muito emocionante ver Romário em campo”, conta.
Agora, 16 anos depois da conquista do tetra e da recordação opaca da sua primeira Copa do Mundo, Tassiana quer sentir de perto a emoção de ver a seleção brasileira da arquibancada. Como fez na despedida de Romário. Como espera fazer na África do Sul. Mas para viver esse sonho, ela depende da sorte.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito