31/03/2010 - 13h00

Torcedores brasileiros contam com a sorte para ir à Copa

Herculano Barreto Filho
UOL Esporte

Milhares de torcedores vão acompanhar a seleção brasileira pela TV na Copa do Mundo. Pessoas que se espalham pelos botecos com os amigos, em casa com a mulher ou até na pausa do expediente. Mas existe um seleto grupo de privilegiados que vai aparecer quando as câmeras filmarem as arquibancadas, dando cores em verde e amarelo aos estádios sul-africanos.

Essa ideia também povoa o imaginário daqueles que não têm dinheiro para pagar uma viagem à África do Sul e sonham com a possibilidade de sentir de perto o clima do Mundial. Mas para colocar a bandeira do Brasil na bagagem, os torcedores precisam se agarrar à sorte.

Seduzidos por dezenas de promoções que sorteiam a ida de clientes para a Copa, fanáticos por futebol em todo o país se mobilizam pela oportunidade de torcer para o time de Dunga de perto. É o caso da publicitária paulistana Tassiana Ghorayeb Resende, de 23 anos. Para ela, participar das campanhas que oferecem viagens à África do Sul é como fazer o dever de casa. “Estou otimista, porque alguém vai ganhar essas viagens. Estou esperando que me liguem e digam que eu vou para a Copa”, sorri.

CONFIRA AS PROMOÇÕES PARA IR À COPA

Vivo: Para participar, os internautas devem se inscrever no site até 25 de maio. Quatro pessoas irão à Copa com acompanhante.
McDonalds: Crianças entre 6 e 10 anos entrarão de mãos dadas com os jogadores da seleção brasileira na Copa. Veja aqui.
Bradesco/Visa: Clientes que fizerem transações acima de R$ 50 podem assistir a decisão da Copa do Mundo. Saiba mais no site.
Gillette: consumidor deverá adquirir três produtos para concorrer até 8 de abril. Para maiores informações, clique aqui.
Ourocard/Visa: cliente que adquirir o cartão Copa do Mundo Fifa 2010 concorre a 100 pacotes para a África do Sul. Saiba mais.
Continental: até 31 de março, o cliente que adquirir quatro pneus da marca concorre a viagens para a África do Sul. Confira aqui.
Della Via: responda à pergunta: "Por que mereço ir para a África? O autor da melhor resposta irá à Copa. Saiba como.
Grupo Keystone: na compra de fotos do banco de imagens, o cliente concorre a uma viagem para a Copa do Mundo. Confira.
Coca-Cola: para participar do sorteio à África do Sul, junte as tampinhas de refrigerante. Mais informações no site.
TAM: Você + 3 na África leva clientes que viajarem pela companhia aérea até 30 de abril, com acompanhantes. Saiba mais.

A publicitária chegou até a pensar em comprar pneus novos da Continental para concorrer a uma viagem para o país do Mundial, em promoção que termina nesta quarta-feira (veja quadro ao lado). Só desistiu porque tem um carro com apenas sete meses de uso.

Sonho de ir à Copa virou obsessão

A ideia de ir à Copa despertou no fim do ano passado, quando ela viu uma reportagem que mostrava os preços de passagens e estadia para viajar à África do Sul. Na época, os valores estavam mais acessíveis. Depois, explodiram e ficaram inviáveis. Mas a vontade de ir para a Copa ficou na sua cabeça. “Virou uma obsessão”, confessa.

Tassiana usa o cartão de crédito para fazer compras sempre que pode, já que o Bradesco/Visa dá números para o sorteio a cada pagamento de R$ 50. “Quanto mais eu gasto, mais chances eu tenho de ir”, teoriza. Para comprar um short que custava R$ 40, a publicitária conseguiu dar um jeitinho para conseguir mais um número do sorteio. Ela pagou R$ 50 no cartão e pediu à vendedora para receber a diferença em dinheiro.

A publicitária mandou um vídeo para uma emissora de TV, que pedia ao torcedor que mostrasse o seu amor pela seleção brasileira. O intervalo do trabalho serviu para que ela escrevesse o texto da promoção. “Eu disse que poderia estar me inscrevendo para o Big Brother, mas estava me inscrevendo para ir à Copa. E que não dá para ser criativo com aquilo que é a minha paixão. Vamos ver se dá certo”, diz.

A vontade de ir para a Copa é tanta que ela procura passagens aéres pela TAM para passar quatro dias em Buenos Aires, na Argentina, no próximo mês. É que a empresa aérea irá sortear viagens para a Copa aos seus clientes.

A lembrança da primeira Copa

A paixão de Tassiana pela seleção brasileira vem desde a infância. Ela tinha apenas 7 anos quando o Brasil conquistou o tetra nos Estados Unidos, em 1994. Os detalhes do Mundial escapam da sua memória. Mas ela ainda lembra da estrela de Romário e da liderança de Dunga na conquista que acabou com um jejum de 24 anos sem títulos mundiais para o futebol brasileiro.

Aliás, ela é uma das maiores defensoras do homem que ergueu o troféu do tetra, que hoje é o treinador da seleção brasileira. "Ele (Dunga) montou um time unido e resgatou o amor à camisa", elogia. Supersticiosa, ela diz acreditar no hexacampeonato, mas acha que dá azar falar sobre o título antes do Mundial. "Nem é bom comentar, porque é zica".

Se ela não lembra de detalhes da Copa de 1994, ainda guarda detalhes do jogo entre a seleção brasileira e Guatemala. Apesar do adversário inexpressivo, o amistoso disputado em abril de 2005 marcou a despedida de Romário. E foi a primeira e única vez que ela viu a seleção de perto. O palco era conhecido: o Pacaembu, em São Paulo, onde ela costuma ir aos jogos do Corinthians, seu time de coração.

Mas a paixão tinha mudado de lugar naquele jogo. Tassiana tinha ido ao Pacaembu para ver o Brasil vencer por 3 a 0. Com um gol do ídolo da sua infância. “Foi muito emocionante ver Romário em campo”, conta.

Agora, 16 anos depois da conquista do tetra e da recordação opaca da sua primeira Copa do Mundo, Tassiana quer sentir de perto a emoção de ver a seleção brasileira da arquibancada. Como fez na despedida de Romário. Como espera fazer na África do Sul. Mas para viver esse sonho, ela depende da sorte.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host