Data de Nascimento | 13/08/1970 |
Nacionalidade | Inglesa |
Local de nascimento | Newcastle |
Altura | 1,83m |
Peso | 78kg |
Participações em Copa | 1 (1998) |
Título em Copa |
Um dos dez maiores artilheiros da história da seleção inglesa, Alan Shearer não fez parte de uma geração vencedora de seu país, mas é reconhecidamente um dos maiores atacantes britânicos da história.
Natural de Newcastle, Alan Shearer viveu uma história de amor com sua cidade natal na carreira. Revelado pelo Southampton em 1986, o jogador, que sempre se destacou mais pela capacidade de marcar gols que pela habilidade, chamou a atenção da seleção e do Blackburn Rovers no início da década de 1990.
Em seu novo clube, teve números mais significativos, e conseguiu manter uma média próxima a um gol por partida. Pela Inglaterra, porém, ainda tinha sua titularidade questionada pelo público, e fez parte do grupo que perdeu a vaga para a Copa de 1994.
A situação só foi mudar na Eurocopa de 1996, disputada na terra da rainha, quando Shearer atingiu seu ápice com a seleção. Com cinco gols em cinco jogos, o atacante quebrou um jejum pessoal de gols pela Inglaterra que já durava dois anos e foi um dos principais nomes da campanha que levou a equipe à semifinal.
A derrota nos pênaltis, uma repetição do que aconteceu em 1990, não apagou o brilho de Shearer, que dali em diante assumiu a braçadeira de capitão do time. Bem cotado, o atacante passou por uma grande mudança pessoal, que definiu os rumos da sua carreira.
Procurado pelos principais clubes do mundo, decidiu ficar na Inglaterra e estava quase fechando com o Manchester United quando recebeu uma proposta do Newcastle. A possibilidade de defender o time pelo qual torcia na infância mexeu com Shearer, que acertou sua saída do Blackburn por 15 milhões de libras, a maior transferência do futebol na época.
Identificada com o reforço, a torcida abraçou Shearer, que abdicou da possibilidade de disputar e ganhar títulos para jogar em uma equipe tradicional, mas de médio porte. O resultado foram temporadas consecutivas de muitos gols e poucas conquistas.
Na seleção, Shearer partilhou dos problemas que acometeram toda a sua geração. Eliminado de maneira dramática pela Argentina, nos pênaltis, em 1998, o atacante não resistiu a mais uma decepção da Inglaterra, que caiu na primeira fase da competição, e se aposentou do time.
A ausência de bons nomes para o ataque fez a torcida pedir seu retorno inúmeras vezes, sempre sem sucesso. Em contrapartida, seguiu quebrando recordes no Newcastle, e hoje é o maior artilheiro do Campeonato Inglês desde que ele assumiu o formato atual, no início da década de 1990, com 260 gols.
Além disso, Shearer também é o homem com mais gols marcados na história do Newcastle, tendo ido às redes em 206 oportunidades. A marca foi uma das razões pela qual sua despedida, na temporada 2005/2006, foi tão chorada pelo clube.
Fora dos gramados, o ex-atacante chegou a ser comentarista de futebol por um tempo, mas retornou ao Newcastle em 2009 para comandar a equipe nos últimos jogos da temporada. A prova de amor não rendeu frutos, e o clube caiu melancolicamente para a segunda divisão, com Shearer abandonando o cargo na sequência.
Buscar mais jogadores da Copa
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito