Gascoigne

Paul John Gascoigne
Gascoigne
Data de Nascimento27/05/1967
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoGateshead
Altura1,79m
Peso79kg
Participações em Copa1 (1990)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Newcastle United (ING): 1984 - 1988
  • Tottenham Hotspur (ING): 1988 - 1992
  • Lazio (ITA): 1992 - 1995
  • Rangers (ESC): 1995 - 1998
  • Middlesbrough (ING): 1998 - 2000
  • Everton (ING): 2000 - 2002
  • Burnley (ING): 2002
  • Gansu Tianma (CHN): 2003
  • Boston United (EUA): 2004

Meia habilidoso, temperamental, beberrão de bom coração, idolatrado pelos ingleses desde a Copa de 1990. Gascoigne ("Gazza", para os britânicos) foi um jogador de talento que rendeu menos do que podia.

Gascoigne conquistou os corações ingleses com seu choro convulsivo ao receber um cartão amarelo na semifinal da Copa de 1990 contra a Alemanha. Aquele cartão suspendia o atacante do jogo seguinte - que seria a final se a Inglaterra vencesse. A tristeza rendeu o prêmio de personalidade esportiva do ano pela BBC no fim daquele ano.

Revelado pelo Newcastle, então com 18 anos, foi contratado pelo Tottenham em 1988. No mesmo ano, estreou pela seleção inglesa. Em 1990, foi titular na Copa do Mundo e simbolizou a garra que levou aquele time mais longe do que se supunha antes do mundial.

Consagrado Gazza ia bem até que, em 1991, sofreu uma fratura durante a final da Copa da Inglaterra e ficou um ano sem jogar. Quando voltou, teve uma passagem fraca pela Lazio e retornou à Grã-Bretanha para jogar no Rangers, da Escócia.

Neste período, manteve-se como titular da seleção e disputou a Eurocopa de 1996, realizada na Inglaterra. Gascoigne jogou bem, mas, tal qual na Copa do Mundo de 1990, a equipe foi eliminada na semifinal pela Alemanha, nos pênaltis.

Os escândalos do jogador começaram nessa época. Ele bebia bastante, caía na farra, se descuidava da forma física e vivia lesionado. Para piorar, ainda agredia a esposa. E teve uma discussão acalorada com o então técnico da seleção inglesa, Glenn Hoddle.

Apesar dos problemas, a opinião pública sempre foi relativamente compreensiva com Gascoigne. Por causa do clamor popular, Glenn Hoddle chegou a reconvocar o atleta às vésperas da Copa de 1998, mas logo voltou a cortá-lo por causa da má forma e do temperamento.

A carreira de Gascoigne, então, entrou em declínio total. Tomado pelo alcoolismo e pela depressa, tentou jogar na China e nos EUA, mas pendurou as chuteiras em 2004, aos 37 anos.

Longe dos gramados, as coisas só pioraram. Depois de uma experiência curta e fracassada como treinador, multiplicou seus escândalos, que vão de internações em clínicas a prisões por tentativas de assalto e agressões, com juras de reabilitação neste ínterim.

Em fevereiro deste ano, Gordon Taylor, presidente da Associação dos Jogadores Britânicos (PFA, na sigla em inglês), disse que Gascoigne pediu ajuda à entidade para não virar um sem-teto.

Mais Jogadores da Inglaterra

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host