Bobby Moore

Robert Frederick Chelsea Moore
Bobby Moore
Data de Nascimento12/04/1941
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoBarking
Altura1,78m
Peso73kg
Participações em Copa3 (1962, 1966 e 1970)
Título em Copa1 (1966)

História

Clubes por onde passou
  • West Ham (ING): 1958 - 1974
  • Fulham (ING): 1974 - 1976
  • San Antonio Thunder (EUA): 1976
  • Fulham (ING): 1976 - 1977
  • Seattle Sounders (EUA): 1978

O zagueiro Bobby Moore (1941-1993) é o maior mito do futebol inglês por duas razões principais. A primeira é que foi o capitão que ergueu a Taça Jules Rimet na única vez em que a Inglaterra conquistou a Copa do Mundo, em 1966.

Além disso, ele é considerado até hoje, na Inglaterra e em outros países, um dos maiores zagueiros da história do futebol. Seu auge foi na partida entre Brasil e Inglaterra, na Copa do Mundo de 1970.

Apesar da derrota por 1 a 0 e de ter sido driblado por Tostão na jogada do gol, Moore foi impecável e mereceu de Pelé uma distinção: a de "melhor atuação de um zagueiro" que o Rei do futebol jamais havia visto.

Moore disputou sua primeira Copa do Mundo em 1962, aos 21 anos. Ainda inexperiente, chegou a ter sua convocação contestada por jornais ingleses, mas foi bem no torneio e, líder nato, assumiu o posto de capitão da Inglaterra na preparação para a Copa seguinte, da qual o país era sede.

Antes que o Mundial chegasse, levou o West Ham à conquista da Copa da Inglaterra e da Recopa da Europa. A poucos meses da Copa, Moore foi diagnosticado com câncer nos testículos em estágio inicial. Este fato só foi revelado recentemente por sua primeira esposa em uma biografia.

Secretamente, o zagueiro fez um tratamento eficaz e disputou a Copa em plena forma. Após a conquista do título mundial em 1966, Moore passou a ser idolatrado. Mas, às vésperas da Copa de 1970, sofreu um abalo quando foi acusado de roubo.

Na passagem da seleção inglesa pela Colômbia, foi preso e acusado de roubar uma jóia no saguão do hotel em que a delegação estava hospedada. Depois que tudo foi resolvido, Moore viajou para o México para disputar o mundial. Só bem depois da Copa descobriu-se que ele foi vítima de um golpe de uma quadrilha de Bogotá.

A reputação de Moore ficou intacta depois da eliminação nas quartas-de-final da Copa de 1970 com uma derrota de virada por 3 a 2 para a Alemanha Ocidental. Ele se manteve como capitão até o fracasso nas Eliminatórias para a Copa de 1974, quando um empate por 1 a 1 com a Polônia no estádio de Wembley, em Londres, tirou a Inglaterra do Mundial seguinte.

Já veterano, Moore aproveitou as férias na temporada inglesa em 1976 para atuar nos Estados Unidos. Acabou convocado para o combinado norte-americano (o "Team USA") que disputou o Torneio Bicentenário, vencido pelo Brasil.

Nesta competição, Moore aceitou enfrentar a Inglaterra, embora Pelé tenha se recusado a atuar pelo combinado contra o Brasil, dias antes. Ele voltou para o seu país para aposentar-se em 1977, mas ainda teve um breve retorno ao futebol dos Estados Unidos em 1978.

Fora dos gramados, Moore teve vários empreendimentos fracassados e não conseguiu desenvolver a carreira de técnico. Sua ligação com o futebol se manteve apenas em textos para jornais e comentários para rádio e TV. Bobby Moore morreu de câncer no intestino em fevereiro de 1993, pouco antes de completar 52 anos.

Mais Jogadores da Inglaterra

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host