Salpingidis

Dimitris Salpingidis
Salpingidis
Data de Nascimento18/08/1981
NacionalidadeGrega
Local de nascimentoThessaloniki (GRE)
Altura1,74m
Peso74kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubePanathinaikos
Número
14

História

Clubes por onde passou
  • PAOK (GRE): 1999
  • Larissa (GRE): 1999 - 2000
  • Kavala (GRE): 2000 - 2002
  • PAOK (GRE): 2002 - 2006
  • Panathinaikos (GRE): 2006 - 2010

Outro grande goleador grego, Dimitrios Salpingidis começou a carreira no PAOK como meia. Com o passar do tempo, à medida que ficou mais experiente, conseguiu um lugar no ataque, especialmente após o clube passar por problemas financeiros, que provocaram o êxodo de seus principais craques. Com isso, Salpingidis, que tinha apenas 21 anos na ocasião, tornou-se o atacante titular e capitão do time.

Graças à sua atuação, o PAOK terminou a temporada 2003/2004 em terceiro lugar no Campeonato Grego e conquistou uma vaga na Liga dos Campeões. As dificuldades financeiras e as trocas de comando do clube, entretanto, cobraram seu preço e o jogador resolveu trocar de equipe. Sua passagem pelo PAOK rendeu 50 gols em 103 partidas.

Apesar do interesse dos três grandes clubes gregos, Salpingidis recusou a oferta mais vantajosa, feita pelo Olympiacos, por conta da rivalidade entre os dois times.

Após lenta negociação com o Panathinaikos, acabou assinando um contrato de quatro anos. Sua estreia na equipe teve uma dose extra de brilho: um hat trick. Na seleção, integrou a esquadra que garantiu a classificação da Grécia para o Mundial da África do Sul. Ele foi o autor do gol na vitória grega sobre a Ucrânia pela repescagem europeia ao Mundial.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host