Onyewu

Oguchialu Chijioke Onyewu
Data de Nascimento13/05/1982
NacionalidadeNorte-americana
Local de nascimentoWashington (EUA)
Altura1,95m
Peso91kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeMilan
Número
5

História

Clubes por onde passou
  • Metz (FRA): 2002-2003
  • La Louvière (BEL): 2003-2004
  • Standard Liege (BEL): 2004-2006
  • Newcastle (ING): 2007
  • Standard Liege (BEL): 2007-2009
  • Milan (ITA): 2009-2010

Filho de nigerianos imigrantes nos Estados Unidos, Oguchi Onyewu sempre foi visto como uma grande promessa do futebol norte-americano. Prova disso é que ele é, hoje, um dos poucos da seleção que atuam em um time de ponta do futebol mundial, o Milan.

A estreia na seleção foi em 2004, mas ele ganhou destaque em campo no ano seguinte, quando participou ativamente da campanha dos Estados Unidos nas eliminatórias para a Copa da Alemanha. Oguchi Onyewu foi titular de seu país no Mundial com apenas 24 anos de idade.

Com o passar dos anos, sua presença na seleção norte-americana tornou-se cada vez mais constante. Hoje, Onyewu só perde a vaga entre os titulares quando sofre alguma lesão, como a que o tirou dos gramados no fim de 2009 e ameaçou sua ida a África do Sul. Nos clubes, porém, as coisas nunca foram da mesma forma.

Natural de Washington, Onyewu cresceu em Silver Spring e depois em Olney. Começou a jogar futebol no colégio Sherwood, e depois passou a defender a Universidade de Clemson.

Em 2002, o zagueiro assinou seu primeiro contrato profissional, com o Metz. Após dois anos no clube francês, Onyewu foi emprestado a duas equipes belgas: primeiro o La Louvière e depois o Standard Liege. Neste último, o norte-americano não destacou-se apenas pelo futebol.

Durante um jogo contra Anderlecht, Onyewu teria sido xingado de “macaco sujo” pelo zagueiro Jelle van Damme, que rebateu dizendo que teria sido chamado de “belga sujo”. No fim, o norte-americano decidiu processar o adversário, em uma iniciativa que teria como objetivo pôr fim ao racismo no futebol europeu.

O caso ficou para trás, e em 2007 Onyewu conseguiu se transferir, por empréstimo, para um grande centro. Na ocasião, ele fechou com o Newcastle, mas não agradou e retornou à Bélgica após seis meses.

Sua estada no país ainda duraria até 2009, quando ele foi para o Milan como opção de Leonardo para a vaga que era de Paolo Maldini, que estava em aberto. Com a concorrência de Thiago Silva e Nesta, no entanto, o norte-americano acabou ficando no banco de reservas.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host