Cherundolo

Steve Cherundolo
Cherundolo
Data de Nascimento19/02/1979
NacionalidadeNorte-americana
Local de nascimentoRockford (EUA)
Altura1,68m
Peso66kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeHannover
Número
6

História

Clubes por onde passou
  • Hannover 96 (ALE): 1998-2010

Steve Cherundolo nasceu em Rockford, estado de Illinois, mas cresceu na californiana San Diego. Apesar da vocação da cidade para os esportes radicais, Cherundolo começou a jogar futebol pelo pequeno La Jolla Nomads, que ganhou o torneio estadual seis vezes sob sua liderança.

Antes de ir para a Alemanha, o defensor jogou dois anos pela Universidade de Portland, em 1997 e 1998. No fim desse ano o jogador foi contratado pelo Hannover 96, mas disputou apenas quatro partidas em sua primeira temporada no clube alemão.

Na temporada seguinte, Cherundolo, que era zagueiro, resolveu jogar apenas na lateral direita, e após sofrer uma grave lesão no joelho, ficou fora das Olimpíadas de Sydney.

Recuperado, o norte-americano passou a ter mais regularidade na equipe, e esteve em 30 dos 34 jogos do Hannover na temporada 2001-02, ajudando o clube a subir para a primeira divisão do futebol alemão. Nas temporadas seguintes, Cherundolo não só seguiu como titular como ganhou a braçadeira de capitão do time.

Para a seleção, foi convocado pela primeira vez em setembro de 1999, para uma partida contra a Jamaica. Uma lesão nos treinos o tirou da disputa da Copa de 2002, abrindo vaga para Chris Armas.

Foi a primeira de uma série de lesões na sua carreira. Em 2009, por exemplo, Cherundolo perdeu a Copa das Confederações. Os longos períodos no departamento médico, porém, não reduziram sua importância, tanto para o clube quanto para a seleção.

Em 2006, como lateral, Cherundolo foi titular nos três jogos que os Estados Unidos disputaram. Até hoje, apesar dos hiatos criados pela lesão, o jogador ainda é uma das principais opções de Bob Bradley.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host