Dempsey

Clinton Drew Dempsey
Dempsey
Data de Nascimento09/03/1983
NacionalidadeNorte-americana
Local de nascimentoNacogdoches (EUA)
Altura1,85m
Peso77kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeFulham
Número
8

História

Clubes por onde passou
  • New England Revolution (EUA): 2004-2006
  • Fulham (ING): 2007-2010

Clint Dempsey começou a se interessar por futebol quando criança, ao ver jogar a seleção argentina e o craque Diego Maradona.

Quando tinha 11 anos, conseguiu comprar entrada para a partida entre Argentina e Bulgária, válida pela primeira fase da Copa do Mundo dos Estados Unidos. O pequeno Dempsey conta que foi uma de suas maiores frustrações quando descobriu que Maradona não disputaria aquela partida, pois havia sido pego no exame antidoping logo na estreia da Argentina, contra a Grécia.

Usando até o mesmo corte de cabelo do ídolo, Dempsey começou a jogar pela Universidade Furman, mas passou a profissional em 2004, atuando pelo New England Revolution, da segunda divisão norte-americana.

O jogador já treinou com o Feyenoord e com o Everton e, ao fim de seu contrato com o New England Revolution, Dempsey foi parar no Fulham, da Inglaterra. Ao lado de outros norte-americanos como Bocanegra e McBride, ele começou a se destacar e firmou-se como um dos principais jogadores da atual geração dos EUA.

Atualmente, seu potencial em campo também tem sido convertido em dividendos financeiros. Dempsey é um dos poucos norte-americanos cuja imagem é explorada pela Nike, fabricante de material esportivo.

Em um dos comerciais que gravou para a empresa, em 2006, o meio-campista chegou a cantar um rap, seu ritmo musical preferido. A música "Don't Tread" virou single, e foi gravada como parte do seu projeto "Deuce", seu codinome. Ele gravou em parceria com os rappers texanos XO e Big Hawk.

Dempsey foi convocado pela primeira vez para a seleção principal em novembro de 2004, em uma partida contra a Jamaica. Na Copa da Alemanha, ele foi o único jogador norte-americano a marcar um gol no torneio, na derrota para Gana por 2 a 1.

A consagração veio em 2009, durante o vice-campeonato dos Estados Unidos na Copa das Confederações. Dempsey foi o principal jogador do time, tendo marcado gols contra Egito, Espanha e Brasil durante a campanha. Ele recebeu a Bola de Bronze, como o terceiro melhor jogador do campeonato.

A mancha na carreira de Dempsey é o seu comportamento intempestivo em campo. Apesar da habilidade, o norte-americano é reconhecido como um jogador duro. O primeiro episódio sério do tipo em sua carreira aconteceu em 2006, quando ele ainda estava no New England Revolution.

Pela MLS, Dempsey acertou uma cotovelada em Jimmy Conrad, que hoje é seu parceiro de seleção. O rival acabou quebrando o maxilar, e ele chegou a ser suspenso por dois jogos.

No ano seguinte, Dempsey voltou a chamar atenção pela virilidade, agora pelo Campeonato Inglês. O meia chocou-se com o zagueiro John Terry, do Chelsea, e acertou o braço no rosto de Terry, que fraturou um osso da bochecha. Desta vez, porém, o norte-americano não foi punido.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host