Buddle

Edson Buddle
Data de Nascimento21/05/1981
NacionalidadeNorte-Americana
Local de nascimentoNew Rochelle (EUA)
Altura1,85m
Peso83kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeLos Angeles Galaxy
Número
14

História

Clubes por onde passou
  • Long Island Rough Riders (EUA): 2000
  • Columbus Crew (EUA): 2001-2005
  • New York Red Bulls (EUA): 2006
  • Toronto FC (CAN): 2007
  • Los Angeles Galaxy (EUA): 2007-2010

O atacante Edson Buddle tem uma relação com o Brasil. Seu pai, um ex-jogador jamaicano, decidiu nomeá-lo assim em homenagem a Pelé, que impressionou muitos norte-americanos ao defender o Cosmos na década de 1970.

O nome famoso, porém, nunca abriu muitas portas para Buddle. O atacante começou sua carreira no Columbus Crew, em 2001. Em pouco tempo, ele se destacou. Em 2003, por exemplo, Buddle marcou quatro dos seis gols de seu time na Liga dos Campeões da Concacaf.

No mesmo ano, ele chegou pela primeira vez à seleção principal dos Estados Unidos, quando entrou no segundo tempo de um amistoso. Depois desta breve participação, o homônimo de Pelé foi esquecido.

Buddle não manteve o mesmo nível e, em 2006, acabou mudando-se para o Red Bull, em Nova York. No único ano em que esteve no clube, o atacante fez seis gols em 28 jogos, estabelecendo um novo recorde pessoal.

Contratado pelo Los Angeles Galaxy na sequência, Buddle se encontrou jogando ao lado de Landon Donovan. Como parceiro do astro da seleção norte-americana, o jogador entrou, por exemplo, para a seleção da MLS em 2008, além de ter sido o terceiro melhor marcador do campeonato.

O crescimento foi reconhecido. Com a lesão de Charlie Davies e as dúvidas sobre o possível companheiro de Jozy Altidore no ataque dos Estados Unidos, Buddle acabou sendo pré-convocado para a Copa do Mundo.

Fora dos campos, o atacante ainda faz trabalhos sociais. Em seu site oficial, por exemplo, Buddle promete a criação de uma fundação, que auxiliaria crianças carentes.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host