Beasley

DaMarcus Lamont Beasley
Data de Nascimento24/05/1982
NacionalidadeNorte-americana
Local de nascimentoFort Wayne (EUA)
Altura1,73m
Peso65kg
Participações em Copa2 (2002 e 2006)
Título em CopaNenhum
ClubeRangers
Número
7

História

Clubes por onde passou
  • Chicago Fire (EUA): 2000-2004
  • PSV Eindhoven (HOL): 2004-2006
  • Manchester City (ING): 2006-2007
  • Rangers (ESC): 2007-2010

O talento de DaMarcus Beasley foi descoberto quando o então garoto entrou para a Academia de Futebol IMG, o programa de formação de atletas da Federação Norte-Americana de Futebol, em Bradenton (Flórida).

O meia, que normalmente atua na parte esquerda do campo, apareceu para o futebol durante o Mundial sub-17 de 1999 na Nova Zelândia, onde ficou em segundo lugar na escolha do melhor jogador da competição - o primeiro foi seu compatriota Landon Donovan.

Nesse mesmo ano Beasley assinou seu primeiro contrato profissional, e foi jogar no Los Angeles Galaxy. No entanto, sem atuar sequer uma vez, foi emprestado ao Chicago Fire e lá jogou por quatro temporadas, marcando 14 gols.

Em julho de 2004, o PSV Eindhoven desembolsou US$ 2,5 milhões pelo jogador. A contratação foi um pedido do técnico Guus Hiddink, que havia perdido Arjen Robben para o Chelsea.

Em sua primeira temporada com a camisa 11 da equipe holandesa, Beasley jogou 29 partidas, marcou seis gols e ajudou o PSV a vencer seu 18º título nacional.

O jogador foi convocado para a seleção principal em janeiro de 2001, para uma partida contra a China. Esteve no grupo que chegou às quartas de final da Copa da Ásia em 2002 e também no fracasso de 2006, quando chegou a se desentender com o então técnico Bruce Arena.

Dono de um trabalho consistente no Rangers, para onde se transferiu em 2007, Beasley é figura recorrente na seleção norte-americana desde então, tendo sido um dos destaques do título da Copa Ouro de 2007, por exemplo.

Beasley, no entanto, perdeu um pouco de seu prestígio nos Estados Unidos durante a Copa das Confederações em 2009. Na ocasião, a equipe terminou a competição como vice-campeã, mas o atacante não foi bem e errou em lances capitais na decisão contra o Brasil.

A sua vida na Escócia, apesar do bom desempenho em campo, também não tem sido das mais tranquilas. Em 2008, ele foi um dos alvos de uma série de ataques a jogadores do Rangers, e teve seu carro quebrado em situações até hoje não compreendidas.

No início deste ano, a suposta guerra de torcidas foi ainda mais longe. Em fevereiro, o carro de Beasley foi incendiado em frente à sua casa, e mais uma vez os culpados não foram encontrados.

Seu comportamento extra-campo também é destacado continuamente. Metrossexual, Beasley ganhou, em 2009, uma linha própria de jóias, da joalheria escocesa “The Diamond Studio”. A empresa chegou a presenteá-lo com um anel de diamantes de 18 mil libras (R$ 47 mil), para dar o pontapé inicial na parceria.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host