Cech

Marek Cech
Cech
Data de Nascimento18/01/1983
NacionalidadeEslovaca
Local de nascimentoTrebisov (SVK)
Altura1,85m
Peso75kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeWest Bromwich Albion
Número
4

História

Clubes por onde passou
  • Inter Bratislava (2000-2004)
  • Sparta Praga (2004-2005)
  • Porto-POR (2005-2008)
  • West Bromwich-ING (2008-2010)

Um dos jogadores mais bem sucedidos do grupo eslovaco, Marek Cech consegue contrariar um dos argumentos negativos sobre a seleção, criticada por não ter jogadores de renome internacional. O versátil defensor não chega a causar muito barulho jogando no seu West Bromwich, mas coleciona títulos pelos clubes por onde passou.

Sua experiência internacional inclui uma passagem pelo Porto, time português em que foi campeão nacional atuando em 52 partidas, com dois gols marcados. Ele chegou em um grupo já consagrado pela conquista da Liga dos Campeões no ano anterior, mas segurou seu espaço na equipe sendo utilizado tanto no centro quanto na lateral esquerda.

Depois de três temporadas no Porto, acabou sendo negociado com o West Bromwich, da Inglaterra. Joga lá desde 2008 sob um contrato válido por três temporadas. Teve um ano irregular em 2009 e não conseguiu evitar o rebaixamento do time para a segunda divisão.

Cech foi revelado pelo Inter Bratislava, um dos times mais tradicionais da Eslováquia, e começou a atuar na equipe principal logo aos 17 anos. Tido como grande revelação, veste a camisa da Eslováquia desde as seleções de base, e esteve no grupo que perdeu para o Brasil na prorrogação das oitavas de final do mundial Sub-20 de 2003.

Na seleção principal da Eslováquia, estreou em 2004, e foi peça importante do time nas eliminatórias da Copa de 2006, embora a seleção não tenha conseguido se classificar. Na campanha de sucesso para o Mundial da África, ele foi titular em quatro dos dez jogos da equipe.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host