Siaka Tiéné

Siaka Chico Tiéné
Siaka Tiéné
Data de Nascimento22/02/1982
NacionalidadeMarfinense
Local de nascimentoAbidjan (CMA)
Altura1,76m
Peso72kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeValenciennes
Número
17

História

Clubes por onde passou
  • Asec Abidjan (2000-2003)
  • Mamelodi Sundows-AFS (2003-2005)
  • Saint-Etiénne-FRA (2005-2006 e 2007-2008)
  • Rennes-FRA (2006-2007)
  • Valenciennes-FRA (2008-2010)

Lateral-esquerdo, Tiene é uma das várias novidades da Costa do Marfim atual em relação ao time que disputou o Mundial da Alemanha, em 2006. Natural de Abidjan, uma das cidades mais importantes do país e berço de craques como Drogba, Keita e Eboué.

Tiene atua com frequência na seleção de seu país desde o início da década, e sua ausência no time que foi à Copa do Mundo de 2006 foi uma surpresa. O jogador vinha sendo escalado com frequência no meio-campo durante as eliminatórias, e esteve em campo na Copa Africana de Nações daquele ano, que serviu de preparação para o evento na Alemanha.

Em cima da hora, porém, Tiene foi barrado por Kader Keita, que hoje atua no Galatasaray, da Turquia. O incidente fez com que o jogador recuasse em seu posicionamento em campo. Hoje, ele atua com muita mais frequência na lateral, e dessa forma tem tido mais oportunidades pela Costa do Marfim.

Titular da maior parte dos jogos decisivos das eliminatórias africanas, o lateral ainda atuou durante a Copa Africana de Nações de 2010, quando o time fracassou e caiu nas oitavas de final.

O marfinense começou sua carreira como profissional em um dos times de sua cidade, o Asec Abidjan. Em 2003, Tiene mudou-se para a África do Sul, onde defendeu o Mamelodi Sundows.

Dois anos depois, ele finalmente chegou à Europa, mais precisamente à França, onde passou a ser aproveitado como meio-campista, sempre pela esquerda. Atualmente, Tiene defende o Valenciennes, onde atua ao lado de Brou Angoua, também marfinense e companheiro de seleção.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host