Drogba

Didier Yves Tebily Drogba
Data de Nascimento11/03/1978
NacionalidadeMarfinense
Local de nascimentoAbidjan (CMA)
Altura1,89m
Peso91kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeChelsea
Número
11

História

Clubes por onde passou
  • Levallois (FRA): 1993-1998
  • Le Mans (FRA): 1998-2002
  • Guingamp (FRA): 2002-2003
  • Olympique de Marselha (FRA): 2003-2004
  • Chelsea (ING): 2004-2010

Herói em seu país de origem, mesmo nunca tendo jogado em um time nacional, Drogba é conhecido por sua força e facilidade com as bolas aéreas na pequena área. Filho de bancários, ele nasceu em Abidjan, mas foi levado para a França aos 5 anos pelo tio Michel Goba, que era jogador profissional de futebol no Brest.

Em um clube de Dunquerque, no norte da França, Drogba começou como zagueiro, jogando pela esquerda, mas a função desagradava seu tio, que sempre dizia que apenas os atacantes ficavam conhecidos. O sobrinho seguiu o conselho e avançou para a posição de meia-atacante.

Aos 13 anos, ele mudou de cidade, indo morar em Vannes, onde ingressou no clube local homônimo. Seus pais proibiram-no de jogar futebol por um ano quando ele repetiu na escola, e o mandaram morar com o primo em Poitiers. Apenas aos 15 anos ele entrou novamente para um clube, ao assinar com o Levallois, num subúrbio de Paris.

Seu primeiro clube grande foi o Olympique de Marselha. Em sua única temporada no time, ajudou o clube a chegar à final da Copa da Uefa. O Chelsea, da Inglaterra, tratou de contratar Drogba e não mediu esforços financeiros para isso, desembolsando R$ 91 milhões, em 2004. Na época, foi a aquisição mais cara da história do clube.

Ao longo de sua trajetória no clube londrino, o atacante obteve marca pessoal ao entrar para a lista dos dez maiores goleadores da história do clube. O status de “intocável” ganhou força em 2009 no episódio da demissão de Luiz Felipe Scolari. O brasileiro foi demitido do Chelsea com menos de um ano de trabalho e a imprensa inglesa chegou a noticiar um complô de Drogba, Ballack e Petr Cech, negado pelos jogadores. Na ocasisão, o marfinense se disse chocado, falou que o treinador não soube manter a equipe unida e criticou atitudes do comandante.

Drogba estreou pela seleção em 2002, mas naquela época estava mais preocupado com sua atuação no Olympique de Marselha, que tinha muito mais relevância do que o time da Costa do Marfim. A situação mudou quando Drogba liderou o grupo até a final da Copa Africana de Nações, marcando o pênalti decisivo das quartas de final contra Camarões e anotando o único gol da semifinal contra a Nigéria.

Na sua estreia em Copas, contra a Argentina em 2006, Drogba marcou um gol e foi destaque do jogo. Contra a Holanda, o desempenho caiu bastante, e Drogba levou seu segundo cartão amarelo no Mundial, o que o deixou fora da partida de despedida. Nos anos seguintes, Drogba comandou a classificação da Costa do Marfim para a Copa de 2010, fazendo seis gols em cinco partidas disputadas pelas eliminatórias.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host